Abstract:
A formação de arquivos em ambiente digital apresenta uma série de vantagens na produção, transmissão e acesso, mas, por outro lado, implica em documentos altamente sensíveis e manipuláveis, além de sujeitos à rápida obsolescência tecnológica e à fragilidade do suporte, especialmente no âmbito dos arquivos pessoais. Nesse contexto, alguns desafios se colocam à teoria arquivística. Com base na experiência empírica com o arquivo nato-digital do escritor, músico e artista plástico Rodrigo de Souza Leão, o presente trabalho faz uma reflexão acerca do lugar ocupado pelos arquivos pessoais digitais na teoria arquivística. A partir disso, temas como aquisição, armazenamento, segurança, identificação de proveniência e autoria, gênese, autenticidade, arranjo, descrição e preservação desses arquivos são abordados. A intervenção na pré-custódia é apresentada, em seus diversos aspectos, como uma abordagem recorrente entre os teóricos de arquivos pessoais digitais.
Description:
Resumo em inglês: The formation of archives in a digital environment has a number of advantages in production, transmission and access, but, on the other hand, it implies highly sensitive and manipulable documents, as well as being subject to rapid technological obsolescence and the fragility of support, especially in thecontextof personal archives. In this scope, some challenges are placed in archival theory. Based on the empirical experience with the digital born archive of the writer, musician and artist Rodrigo de Souza Leão, a reflection is made on the place occupied by digital personal archives in archival theory. From there, topics such as acquisition, storage, security, identification of provenance and authorship, genesis, authenticity, arrangement, description and preservation of these files are approached. Pre-custody intervention is presented, in its various aspects, as a recurring approach among digital personal file theorists.