Abstract:
A formação de arquivos em ambiente digital apresenta uma série de vantagens na produção, transmissão e acesso, mas, por outro lado, implica em documentos altamente sensíveis e manipuláveis, além de sujeitos à rápida obsolescência tecnológica e à fragilidade do suporte, especialmente no âmbito dos arquivos pessoais. Nesse contexto, alguns desafios se colocam à teoria arquivística. Com base na experiência empírica com o arquivo nato-digital do escritor, músico e artista plástico Rodrigo de Souza Leão, o presente trabalho faz uma reflexão acerca do lugar ocupado pelos arquivos pessoais digitais na teoria arquivística. A partir disso, temas como aquisição, armazenamento, segurança, identificação de proveniência e autoria, gênese, autenticidade, arranjo, descrição e preservação desses arquivos são abordados. A intervenção na pré-custódia é apresentada, em seus diversos aspectos, como uma abordagem recorrente entre os teóricos de arquivos pessoais digitais.
 
Description:
Resumo em inglês:  The formation of archives in a digital environment has a number of advantages in production, transmission  and  access,  but,  on  the  other  hand,  it  implies  highly  sensitive  and  manipulable documents,  as  well  as  being  subject  to  rapid  technological  obsolescence  and  the  fragility  of support,  especially  in  thecontextof  personal  archives.  In  this scope,  some  challenges  are placed  in archival theory. Based on the empirical  experience with the digital  born archive of the  writer,  musician  and  artist  Rodrigo  de  Souza  Leão,  a  reflection  is  made  on  the  place occupied   by   digital   personal   archives   in   archival   theory.   From   there,   topics   such   as acquisition,   storage,   security,   identification   of   provenance   and   authorship,   genesis, authenticity,  arrangement,  description  and  preservation  of  these  files  are  approached.  Pre-custody intervention is presented, in its various aspects, as a recurring approach among digital personal file theorists.