Show simple item record

dc.contributor.author Cavalcanti, Cecília C. B.
dc.contributor.author Matos, Carolina da Rocha C.
dc.contributor.author Veras, Leno
dc.date.accessioned 2023-12-12T20:28:25Z
dc.date.available 2023-12-12T20:28:25Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.citation CAVALCANTI, Cecília C.B.; MATOS, Carolina da Rocha C.; VERAS, Leno. Renascimento Digital. Memória e Informação,v.3,n.1,p.49-62,jan./jun.2019 pt_BR
dc.identifier.issn 2594-7095
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/20.500.11997/18239
dc.description.sponsorship Doutora em Comunicação e Cultura Escola de Comunicação da UFRJ, com experiência internacional como pesquisadora visitante no Museu Cosmo Caixa de Barcelona. Pós-doc PAPD FAPERJ-CAPES na ECO- UFRJ. Email:ceciliacbc@gmail.com Doutoranda em História da Arte pela Universidad Complutense de Madrid, investiga a utilização de novas tecnologias no ambiente museológico, com tese intitulada “El tiempo y el espacio dela pantalla digital” .Email:caixadacarol@gmail.com Doutorando em Comunicação e Cultura Escola de Comunicação UFRJ. Email:verasleno@gmail.com pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2019 pt_BR
dc.subject Cibercultura pt_BR
dc.subject Digitalização pt_BR
dc.subject NovasTecnologias pt_BR
dc.subject Patrimônio Cultural pt_BR
dc.title Renascimento Digital pt_BR
dc.title.alternative Digital Renaissance pt_BR
dc.type Article pt_BR
dc.description.abstract Assim como no Renascimento, vivemos atualmente mudanças estruturais na cultura e na sociedade, caracterizadas pela transição do regime analógico de armazenamento de dados para uma nova lógica, numérica, em que o digital se torna um denominador comum. Tal evolução em relação à cultura no século XX e seus predecessores vem reconfigurando de maneira irreversível nossas formas de interagir com as imagens, sobretudo no que concerne à sua documentação. Outra correspondência com o período histórico citado é a centralização das ciências, especificamente as produzidas com base no uso de tecnologias. O emprego crescente da técnica em todos os âmbitos da produção de conteúdo cultural, para além de homogeneizar os processos de produção, favorece a difusão internacional de distintos contextos regionais. Nos últimos vinte anos, atravessamos um período de intensas reconfigurações nos modos de compartilhamento imagético. Sendo assim, nos propomos a contribuir com o debate acerca da mundialização da cultura por meio da digitalização da produção visual, com enfoque específico nos processos dedicados aos patrimônios materiais históricos e artísticos. pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account