Repositório Rui Barbosa de Informações Culturais

Aprendizagens por projeto em tempos de COVID 19: um estudo de caso sobre património documental

Show simple item record

dc.contributor.author Telo, Paula Alexandra Ochôa de Carvalho
dc.contributor.author Costa, Rita
dc.contributor.author Dias, César
dc.contributor.author Telles, António Ribeiro
dc.contributor.author Costa, Ana Andrade
dc.contributor.author Costa, João Pedro
dc.contributor.author Silva, Heitor
dc.contributor.author Yi, Yang
dc.contributor.author Brandão, Vítor
dc.contributor.author Almeida, Ana Marta
dc.contributor.author Martins, Francisca
dc.contributor.author Almeida, Cláudia
dc.date.accessioned 2023-12-30T19:00:34Z
dc.date.available 2023-12-30T19:00:34Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.citation TELO, Paula Alexandra Ochôa de Carvalho; COSTA, Rita; DIAS, César; TELLES, António Ribeiro; COSTA, Ana Andrade; COSTA, João Pedro; SILVA, Heitor; YI, Yang; BRANDÃO, Vítor; ALMEIDA, Ana Marta; MARTINS, Francisca; ALMEIDA, Cláudia. Aprendizagens por projeto em tempos de COVID 19: um estudo de caso sobre património documental. Memória e Informação, v. 4, n. 1, p. 1-16, 10 set. 2020. pt_BR
dc.identifier.issn 2594-7095
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/20.500.11997/18254
dc.description.sponsorship Doutora em Documentação (Universidade de Acalá, Espanha), coordenadora do Mestrado em Património da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa (Portugal), investigadora integrada CHAM-Centro de Humanidades. E mail: paulatelo@fcsh.unl.pt / Aluna do curso de Mestrado em Património da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa (Portugal). E mail: lapr.costa@gmail.com / Aluno do curso de Mestrado em Património da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa (Portugal). E mail: cesar.mdias1845@gmail.com / Aluno do curso de Mestrado em Património da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa (Portugal). E mail: antoniortcosta@hotmail.com / Aluna do curso de Mestrado em Património da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa (Portugal). E mail: a40970@campus.fcsh.unl.pt / Aluno do curso de Mestrado em Património da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa (Portugal). E mail: joaopedrocosta95@gmail.com / Aluno do curso de Mestrado em Património da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa (Portugal). E mail: heitorpenedrosilva@gmail.com / Aluna do curso de Mestrado em Património da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa (Portugal). E mail: gongruonamu42@gmail.com / Aluno do curso de Mestrado em Património da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa (Portugal). E mail: vitor.brandao@sapo.pt / Aluna do curso de Mestrado em Património da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa (Portugal). E mail: anareisalmeida@gmail.com / Aluna do curso de Mestrado em Património da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa (Portugal). E mail: a2019118377@campus.fcsh.unl.pt / Aluna do curso de Mestrado em Património da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa (Portugal). E mail: almeida.claudia6@gmail.com pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa pt_BR
dc.subject Património Documental pt_BR
dc.subject Aprendizagem por projeto pt_BR
dc.subject Arquivos pessoais pt_BR
dc.subject Historiadores pt_BR
dc.title Aprendizagens por projeto em tempos de COVID 19: um estudo de caso sobre património documental pt_BR
dc.title.alternative Learning experiences by project in times of COVID 19 -a case study on documentary heritage pt_BR
dc.type Article pt_BR
dc.description.abstract No âmbito das alterações causadas pela pandemia COVID 19, apresenta-se o caso de aprendizagem por projeto desenvolvido na unidade curricular de Património Documental do Mestrado em Património da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (março-maio 2020).Tendo como objetivo participar no debate atual em torno da aprendizagem ativa e do desenvolvimento de competências necessárias ao mercado de trabalho no Ensino Superior, são apresentadas as estratégias pedagógicas implementadas: roteiro de aprendizagem, metodologia desenvolvida, recursos e análise de resultados. Foram abordados dois temas chave: (1) a seleção e avaliação do valor patrimonial de um conjunto de documentação pessoal e (2) as várias abordagens possíveis ao longo dessa avaliação, nas quais se incluiu a problemática dos arquivos pessoais, científicos, autobiográficos, o comportamento informacional dos historiadores, a sua relação com os recursos informativos na web – webarchives e Europeana, as novas formas de publicar em Ciência Aberta; as perspectivas do doador da coleção e do arquivista e as questões ligadas a coleções patrimoniais, desde as efémeras até à convergência digital de coleções de arquivos, bibliotecas e museus. pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account