dc.contributor.author |
Telo, Paula Alexandra Ochôa de Carvalho |
|
dc.contributor.author |
Costa, Rita |
|
dc.contributor.author |
Dias, César |
|
dc.contributor.author |
Telles, António Ribeiro |
|
dc.contributor.author |
Costa, Ana Andrade |
|
dc.contributor.author |
Costa, João Pedro |
|
dc.contributor.author |
Silva, Heitor |
|
dc.contributor.author |
Yi, Yang |
|
dc.contributor.author |
Brandão, Vítor |
|
dc.contributor.author |
Almeida, Ana Marta |
|
dc.contributor.author |
Martins, Francisca |
|
dc.contributor.author |
Almeida, Cláudia |
|
dc.date.accessioned |
2023-12-30T19:00:34Z |
|
dc.date.available |
2023-12-30T19:00:34Z |
|
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.identifier.citation |
TELO, Paula Alexandra Ochôa de Carvalho; COSTA, Rita; DIAS, César; TELLES, António Ribeiro; COSTA, Ana Andrade; COSTA, João Pedro; SILVA, Heitor; YI, Yang; BRANDÃO, Vítor; ALMEIDA, Ana Marta; MARTINS, Francisca; ALMEIDA, Cláudia. Aprendizagens por projeto em tempos de COVID 19: um estudo de caso sobre património documental. Memória e Informação, v. 4, n. 1, p. 1-16, 10 set. 2020. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
2594-7095 |
|
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/20.500.11997/18254 |
|
dc.description.sponsorship |
Doutora em Documentação (Universidade de Acalá, Espanha), coordenadora do Mestrado em Património da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa (Portugal), investigadora integrada CHAM-Centro de Humanidades. E mail: paulatelo@fcsh.unl.pt /
Aluna do curso de Mestrado em Património da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa (Portugal). E mail: lapr.costa@gmail.com /
Aluno do curso de Mestrado em Património da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa (Portugal). E mail: cesar.mdias1845@gmail.com / Aluno do curso de Mestrado em Património da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa (Portugal). E mail: antoniortcosta@hotmail.com /
Aluna do curso de Mestrado em Património da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa (Portugal). E mail: a40970@campus.fcsh.unl.pt /
Aluno do curso de Mestrado em Património da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa (Portugal). E mail: joaopedrocosta95@gmail.com / Aluno do curso de Mestrado em Património da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa (Portugal). E mail: heitorpenedrosilva@gmail.com /
Aluna do curso de Mestrado em Património da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa (Portugal). E mail: gongruonamu42@gmail.com / Aluno do curso de Mestrado em Património da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa (Portugal). E mail: vitor.brandao@sapo.pt /
Aluna do curso de Mestrado em Património da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa (Portugal). E mail: anareisalmeida@gmail.com / Aluna do curso de Mestrado em Património da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa (Portugal). E mail: a2019118377@campus.fcsh.unl.pt / Aluna do curso de Mestrado em Património da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa (Portugal). E mail: almeida.claudia6@gmail.com |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa |
pt_BR |
dc.subject |
Património Documental |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem por projeto |
pt_BR |
dc.subject |
Arquivos pessoais |
pt_BR |
dc.subject |
Historiadores |
pt_BR |
dc.title |
Aprendizagens por projeto em tempos de COVID 19: um estudo de caso sobre património documental |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Learning experiences by project in times of COVID 19 -a case study on documentary heritage |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
dc.description.abstract |
No âmbito das alterações causadas pela pandemia COVID 19, apresenta-se o caso de aprendizagem por projeto desenvolvido na unidade curricular de Património Documental do
Mestrado em Património da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (março-maio 2020).Tendo como objetivo participar no debate atual em torno da aprendizagem ativa e do desenvolvimento de competências necessárias ao mercado de trabalho no Ensino Superior, são apresentadas as estratégias pedagógicas implementadas: roteiro de aprendizagem, metodologia desenvolvida, recursos e análise de resultados. Foram abordados dois temas chave: (1) a seleção e avaliação do valor patrimonial de um conjunto de documentação pessoal e (2) as várias abordagens possíveis ao longo dessa avaliação, nas quais se incluiu a problemática dos arquivos pessoais, científicos, autobiográficos, o comportamento informacional dos historiadores, a sua relação com os recursos informativos na web – webarchives e Europeana,
as novas formas de publicar em Ciência Aberta; as perspectivas do doador da coleção e do arquivista e as questões ligadas a coleções patrimoniais, desde as efémeras até à convergência digital de coleções de arquivos, bibliotecas e museus. |
pt_BR |