Repositório Rui Barbosa de Informações Culturais

Ressonâncias da fossa à Bossa Nova de Dolores Duran e Antônio Carlos Jobim: materialidade, cultura e patrimônio

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lima, Patrícia Helena Fuentes
dc.date.accessioned 2024-01-01T13:51:48Z
dc.date.available 2024-01-01T13:51:48Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.citation LIMA, Patrícia Helena Fuentes. Ressonâncias da fossa à Bossa Nova de Dolores Duran e Antônio Carlos Jobim materialidade, cultura e patrimônio. Memória e Informação, v. 4, n. 1, p. 56-74, 10 set. 2020. pt_BR
dc.identifier.issn 2594-7095
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/20.500.11997/18257
dc.description.sponsorship Doutora em Línguas e Literaturas Românicas (Universidade da Carolina do Norte, Chapel Hill, Estados Unidos). E mail:pattifuentes@gmail.com pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa pt_BR
dc.subject Compositoras negras pt_BR
dc.subject Bossa Nova pt_BR
dc.subject Memória pt_BR
dc.subject Samba-Canção pt_BR
dc.subject Patrimônio Cultural pt_BR
dc.title Ressonâncias da fossa à Bossa Nova de Dolores Duran e Antônio Carlos Jobim: materialidade, cultura e patrimônio pt_BR
dc.title.alternative Echoes of Fossa and Bossa Nova in Dolores Duran and Antonio Carlos Jobim: cultural heritages pt_BR
dc.type Article pt_BR
dc.description.abstract Dolores Duran é reconhecidamente uma das mais sensíveis e inspiradas cantoras negras da década do rádio e da noite carioca no período pré-Bossa Nova. Duran tinha grande domínio de voz, repertório e composição. Era muito admirada e solicitada por seus colegas e parceiros musicais, artistas como Vinícius de Moraes, “o poetinha” e Carlos Lyra. Dolores foi uma pioneira entre as divas da canção popular contemporânea. Poucos sabem a respeito da sua contribuição documental como poeta e compositora para o Samba-Canção e o movimento da Bossa Nova, estrelado por Antônio Carlos Jobim, em 1956, com a canção “Chega de Saudade”. Dolores Duran deixou um legado precursor de beleza e música através de sua memória presente em performances cinematográficas, interpretações sonoras e composições poéticas. O presente artigo convida as novas gerações de pesquisadores a investigar as suas profundas contribuições para a Música Popular Brasileira através dos acervos pessoais e musicais de Antônio Carlos Jobim e Vinícius de Moraes. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta