Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.author | Silva, Isabelle | |
dc.contributor.author | Marques, Debora | |
dc.date.accessioned | 2024-01-11T20:20:30Z | |
dc.date.available | 2024-01-11T20:20:30Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Isabelle; MARQUES, Debora. O uso de jogos a favor da conservação bibliográfica: uma proposta de preservação através da educação patrimonial. Memória e Informação, v. 4, n. 2, p. 276-287, 30 dez. 2020. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2594-7095 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11997/18276 | |
dc.description.sponsorship | Licencianda em Biblioteconomia (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro). E-mail: isabelle.silva@edu.unirio.br / Bacharelanda em Biblioteconomia (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro). E-mail: debora.marquesdbr@gmail.com | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa | pt_BR |
dc.subject | Preservação | pt_BR |
dc.subject | Conservação Preventiva | pt_BR |
dc.subject | Educação Patrimonial | pt_BR |
dc.title | O uso de jogos a favor da conservação bibliográfica: uma proposta de preservação através da educação patrimonial | pt_BR |
dc.title.alternative | The use of games for bibliographical conservation: a preservation proposal through heritage education | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo apresenta a importância da discussão sobre Educação Patrimonial a fim de tratar sobre a Conservação Preventiva em bibliotecas. Discute brevemente sobre o ensino de Educação Patrimonial ainda na graduação de bibliotecários e licenciados em Biblioteconomia. Sugere a adoção de campanhas de preservação que destaquem o livro como pertencentes da cultura do usuário e que desenvolva a sensibilidade e a consciência dos educandos e dos cidadãos para a importância da preservação desse bem cultural. E propõe uma atividade lúdica, baseada em jogos de tabuleiro para instruir os usuários de uma biblioteca universitária. Concluindo que Educação Patrimonial mostra ser um tópico importante a ser adicionado nos debates sobre Conservação Preventiva, sendo indispensável na formação do estudante de Biblioteconomia. | pt_BR |