dc.contributor.author |
Silva, Isabelle |
|
dc.contributor.author |
Marques, Debora |
|
dc.date.accessioned |
2024-01-11T20:20:30Z |
|
dc.date.available |
2024-01-11T20:20:30Z |
|
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.identifier.citation |
SILVA, Isabelle; MARQUES, Debora. O uso de jogos a favor da conservação bibliográfica: uma proposta de preservação através da educação patrimonial. Memória e Informação, v. 4, n. 2, p. 276-287, 30 dez. 2020. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
2594-7095 |
|
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/20.500.11997/18276 |
|
dc.description.sponsorship |
Licencianda em Biblioteconomia (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro). E-mail: isabelle.silva@edu.unirio.br / Bacharelanda em Biblioteconomia (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro). E-mail: debora.marquesdbr@gmail.com |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa |
pt_BR |
dc.subject |
Preservação |
pt_BR |
dc.subject |
Conservação Preventiva |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Patrimonial |
pt_BR |
dc.title |
O uso de jogos a favor da conservação bibliográfica: uma proposta de preservação através da educação patrimonial |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The use of games for bibliographical conservation: a preservation proposal through heritage education |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente artigo apresenta a importância da discussão sobre Educação Patrimonial a fim de tratar sobre a Conservação Preventiva em bibliotecas. Discute brevemente sobre o ensino de Educação Patrimonial ainda na graduação de bibliotecários e licenciados em Biblioteconomia. Sugere a adoção de campanhas de preservação que destaquem o livro como pertencentes da cultura do usuário e que desenvolva a sensibilidade e a consciência dos educandos e dos cidadãos para a importância da preservação desse bem cultural. E propõe uma atividade lúdica, baseada em jogos de tabuleiro para instruir os usuários de uma biblioteca universitária. Concluindo que Educação Patrimonial mostra ser um tópico importante a ser adicionado nos debates sobre Conservação Preventiva, sendo indispensável na formação do estudante de Biblioteconomia. |
pt_BR |