dc.contributor.author |
Spohr, Martina Gonçalves |
|
dc.contributor.author |
Amado, Daniele Chaves |
|
dc.contributor.author |
Garrido, Ayra Guedes |
|
dc.date.accessioned |
2024-01-16T21:29:37Z |
|
dc.date.available |
2024-01-16T21:29:37Z |
|
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.identifier.citation |
SPOHR, Martina Gonçalves; AMADO, Daniele Chaves; GARRIDO, Ayra Guedes. A Escola no Acervo e os desafios do Projeto Difusão e Educação Patrimonial da FGV CPDOC em tempos pandêmicos. Memória e Informação, v. 5, n. 2, p. 101-114, 16 dez. 2021. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
2594-7095 |
|
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/20.500.11997/18293 |
|
dc.description.sponsorship |
Professora Adjunta (FGV CPDOC), Professora Visitante na University of Hawaii at Manoa com bolsa CAPES PrInt e Doutora em História Social (UFRJ).E-mail:martina.spohr@fgv.br. / Analista de Documentação e Informação (FGV CPDOC) e Doutoranda em História (Unirio).E-mail:daniele.amado@fgv.br. / Pesquisadora Bolsista (FGV CPDOC) e Doutoranda em História, Política e Bens Culturais (FGV CPDOC). E-mail:ayra.garrido@fgv.br. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa |
pt_BR |
dc.subject |
Arquivos |
pt_BR |
dc.subject |
Educação patrimonial |
pt_BR |
dc.subject |
Fontes históricas |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de história |
pt_BR |
dc.title |
A Escola no acervo e os desafios do Projeto Difusão e Educação Patrimonial da FGV CPDOC em tempos pandêmicos |
pt_BR |
dc.title.alternative |
he School in the Collection and the challenges of the Dissemination and Heritage Education Project of FGV CPDOC during the pandemic |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Durante a pandemia, as instituições de ensino, culturais e arquivísticas tiveram que reinventar sua forma de realizar suas atividades e seu contato com a sociedade. Nesse relato, contaremos a experiência do Projeto Difusão e Educação Patrimonial, para democratizar o acesso do público escolar ao conhecimento do acervo histórico da FGV CPDOC. Para isso, desenvolvemos as seguintes iniciativas virtuais: o Escola no Acervo, que consiste em um programa de visitas virtuais temáticas guiadas pelo acervo do CPDOC; e a Oficina Online de Uso de Fontes Históricas em Sala de Aula, dedicada a professores e alunos de graduação, visa capacitar docentes para o uso de fontes históricas em suas aulas. Nesse texto, discutiremos os desafios para a implementação dessas iniciativas e seus resultados, propondo também uma reflexão de como será a educação patrimonial em arquivos no pós-pandemia. |
pt_BR |