Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.author | Spohr, Martina Gonçalves | |
dc.contributor.author | Amado, Daniele Chaves | |
dc.contributor.author | Garrido, Ayra Guedes | |
dc.date.accessioned | 2024-01-16T21:29:37Z | |
dc.date.available | 2024-01-16T21:29:37Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | SPOHR, Martina Gonçalves; AMADO, Daniele Chaves; GARRIDO, Ayra Guedes. A Escola no Acervo e os desafios do Projeto Difusão e Educação Patrimonial da FGV CPDOC em tempos pandêmicos. Memória e Informação, v. 5, n. 2, p. 101-114, 16 dez. 2021. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2594-7095 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11997/18293 | |
dc.description.sponsorship | Professora Adjunta (FGV CPDOC), Professora Visitante na University of Hawaii at Manoa com bolsa CAPES PrInt e Doutora em História Social (UFRJ).E-mail:martina.spohr@fgv.br. / Analista de Documentação e Informação (FGV CPDOC) e Doutoranda em História (Unirio).E-mail:daniele.amado@fgv.br. / Pesquisadora Bolsista (FGV CPDOC) e Doutoranda em História, Política e Bens Culturais (FGV CPDOC). E-mail:ayra.garrido@fgv.br. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa | pt_BR |
dc.subject | Arquivos | pt_BR |
dc.subject | Educação patrimonial | pt_BR |
dc.subject | Fontes históricas | pt_BR |
dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
dc.title | A Escola no acervo e os desafios do Projeto Difusão e Educação Patrimonial da FGV CPDOC em tempos pandêmicos | pt_BR |
dc.title.alternative | he School in the Collection and the challenges of the Dissemination and Heritage Education Project of FGV CPDOC during the pandemic | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
dc.description.abstract | Durante a pandemia, as instituições de ensino, culturais e arquivísticas tiveram que reinventar sua forma de realizar suas atividades e seu contato com a sociedade. Nesse relato, contaremos a experiência do Projeto Difusão e Educação Patrimonial, para democratizar o acesso do público escolar ao conhecimento do acervo histórico da FGV CPDOC. Para isso, desenvolvemos as seguintes iniciativas virtuais: o Escola no Acervo, que consiste em um programa de visitas virtuais temáticas guiadas pelo acervo do CPDOC; e a Oficina Online de Uso de Fontes Históricas em Sala de Aula, dedicada a professores e alunos de graduação, visa capacitar docentes para o uso de fontes históricas em suas aulas. Nesse texto, discutiremos os desafios para a implementação dessas iniciativas e seus resultados, propondo também uma reflexão de como será a educação patrimonial em arquivos no pós-pandemia. | pt_BR |