dc.contributor.orientador |
Rangel, Aparecida Marina de Souza |
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dc.contributor.author |
Nuernberg, João Gabriel Ferreira |
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dc.date.accessioned |
2024-03-28T18:28:58Z |
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dc.date.available |
2024-03-28T18:28:58Z |
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dc.date.issued |
2023 |
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dc.identifier.citation |
NUERNBERG, João Gabriel Ferreira. Museu, Jardim e Casa: uma análise afetiva do público do Jardim do Museu Casa de Rui Barbosa. Rio de Janeiro. 2024. 135 f. Dissertação (Mestrado em Memória e Acervos) – Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos, Fundação Casa de Rui Barbosa, Rio de Janeiro, 2024. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/20.500.11997/18352 |
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dc.description.resumo |
Museum is a cultural facility that, as some theorists in the field point out, has as its function
the tripod research – documentation – communication that unfolds in several other
fundamental actions to its full development. Given their complexity and aiming to group them
according to their similarities, we have typologies of museums with emphasis on house
museums, like in this study. Within the scope of this typologywe find another tripod that
singles out this category from the others, that is, the relationship between building-collection character(s). These three concepts bring tangles of meaning that are sometimes associated in
such a way that it is difficult to separate them. But, in addition, museums, regardless of the
typology they are inserted in, are also producers of emotions. In this sense, we sought in this
research to understand how the place affects the visitor and to what extent the emotions
aroused impact their experience. The case study undertaken here is located not in the historic
residence, but in the historic garden, considered an integral part of the Rui Barbosa Historic
House Museum. This is an applied, exploratory research with a qualitative approach using a
semi-structured questionnaire.By the listening of the visitors and content analysis, we were
able to obtain a test survey on the emotions of garden users and understand a little more about
the bonds and uses of the space. As a product of this work, that allows institutions to have a
structured theoretical instrument so that they can begin analyzes based on emotions and that
they can adapt to their objectives and own context. The theoretical contribution will be
supported by the fields of Museology, Museum Education and Anthropology of Emotions. |
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dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa |
pt_BR |
dc.subject |
Museu-casa |
pt_BR |
dc.subject |
Jardim Histórico |
pt_BR |
dc.subject |
Emoções |
pt_BR |
dc.subject |
Pesquisa afetiva |
pt_BR |
dc.title |
Museu, Jardim e Casa: uma análise afetiva do público do Jardim do Museu Casa de Rui Barbosa |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Museum, Garden and House: an affective analysis of the public of the Garden of the Rui Barbosa Historic House Museum |
pt_BR |
dc.contributor.banca |
Carvalho, Cláudia Suely Rodrigues de |
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dc.contributor.banca |
Costa, Andrea Fernandes |
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dc.degree.level |
Mestre em memória e acervos |
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dc.degree.data |
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dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
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dc.description.abstract |
Museu é um equipamento cultural que, resumidamente, como apontam alguns teóricos do
campo, tem por função o tripé pesquisa – documentação – comunicação que se desdobra em
várias outras ações fundamentais ao seu pleno desenvolvimento. Dada sua complexidade e
visando agrupá-los segundo suas semelhanças, temos tipologias de museus com destaque
neste estudo para os museus-casas. No escopo deste recorte tipológico encontramos outro
tripé que singulariza esta categoria das demais, ou seja, a relação entre edifício-coleção personagem(ns). Esses três conceitos trazem teias de sentidos que, por vezes, se associam de
tal forma que é difícil separá-las. Mas, para além disso, museus, independente da tipologia
que estão inseridos, também são produtores de emoções. Neste sentido, buscamos nesta
pesquisa compreender como o lugar afeta o visitante e em que medida as emoções
despertadas impactam sua experiência. O estudo de caso aqui empreendido está localizado
não na residência histórica, mas no jardim histórico, considerado parte integrante do Museu
Casa de Rui Barbosa. Trata-se de uma pesquisa aplicada, exploratória com abordagem
qualitativa por meio de questionário semiestruturado. Por meio da escuta dos visitantes e da
análise de conteúdo pudemos obter uma pesquisa teste sobre as emoções dos usuários do
jardim e entender um pouco mais os vínculos e os usos do espaço. Como produto deste
trabalhoproduzimos um material com subsídios para que as instituições possam ter um
instrumento teórico estruturado de partida para começar as análises afetivas e que possam
adaptar aos seus objetivos e universo. O aporte teórico será sustentado pelos campos da
Museologia, Educação Museal e da Antropologia das Emoções. |
pt_BR |
dc.subject.en |
Historic House Museum |
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dc.subject.en |
Historic Garden |
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dc.subject.en |
Emotions |
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dc.subject.en |
Emotional research |
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