dc.contributor.author |
Kinas, Fernando |
|
dc.date.accessioned |
2024-05-13T15:45:07Z |
|
dc.date.available |
2024-05-13T15:45:07Z |
|
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.identifier.citation |
KINAS, Fernando. O programa de fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo: Uma experiência de política pública bem-sucedida. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL POLÍTICAS CULTURAIS: teoria e práxis, 5., 2010. Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2010. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/20.500.11997/18406 |
|
dc.description.sponsorship |
Diretor e pesquisador teatral. Fundador, em 1997, da Kiwi Companhia de Teatro. Mestre em Estudos Teatrais pela Sorbonne Nouvelle, Paris 3 e doutorando em Teatro pela USP e Sorbonne Nouvelle, Paris 3. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Rio de Janeiro. Fundação Casa de Rui Barbosa |
pt_BR |
dc.subject |
Políticas públicas de cultura |
pt_BR |
dc.subject |
Lei de Fomento ao Teatro |
pt_BR |
dc.subject |
Teatro |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura |
pt_BR |
dc.subject |
Arte |
pt_BR |
dc.title |
O programa de fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo. Uma experiência de política pública bem-sucedida. |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A Lei de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo entrou em vigor em 2002.
Ela instituiu o principal programa público municipal de apoio ao teatro que se tem notícia no
Brasil, transformando-se em marco para as políticas públicas de cultura e servindo de
referência para movimentos artísticos, gestores culturais e agentes políticos em todo o Brasil.
As edições do Programa durante estes oito anos enriqueceram o panorama teatral da
cidade de São Paulo, tanto pelo amadurecimento do trabalho realizado pelos núcleos artísticos
já existentes, quanto pelo surgimento de novos coletivos e espaços teatrais. O aumento da
criação e a qualificação das pesquisas estão associados à ampliação do público e à formação
de uma geração mais crítica de cidadãs e cidadãos. O Programa mostrou a viabilidade e a
necessidade de um modelo de política cultural independente das injunções do mercado. |
pt_BR |