dc.contributor.author |
Isolan, Fiorela Bugatti |
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dc.date.accessioned |
2024-05-13T15:52:36Z |
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dc.date.available |
2024-05-13T15:52:36Z |
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dc.date.issued |
2010 |
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dc.identifier.citation |
ISOLAN, Fiorela Bugatti. Nem dar o peixe, nem ensinar a pescar: pela potencialização da pesca já existente. Limites e possibilidades da ação pontos de cultura (Ministério da Cultura - Brasil) a partir de um estudo de caso: o Ponto de Cultura: Centro de Cultura Caiçara da Barra do Ribeira. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL POLÍTICAS CULTURAIS: teoria e práxis, 5., 2010. Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2010. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/20.500.11997/18407 |
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dc.description.sponsorship |
Màster en Gestiò del Patrimoni Cultural, Universitat de Barcelona. E-mail: fiorelabugatti@yahoo.com.br |
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dc.language.iso |
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pt_BR |
dc.publisher |
Rio de Janeiro. Fundação Casa de Rui Barbosa |
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dc.subject |
Política cultural ação Pontos de Cultura |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão compartilhada |
pt_BR |
dc.subject |
Protagonismo social |
pt_BR |
dc.subject |
Democracia cultural |
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dc.title |
Nem dar o peixe, nem ensinar a pescar: pela potencialização da pesca já existente. Limites e possibilidades da ação pontos de cultura (Ministério da Cultura - Brasil) a partir de um estudo de caso: o Ponto de Cultura :Centro de Cultura Caiçara da Barra do Ribeira |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Ao tomar como referência princípios como autonomia e protagonismo social, pode-se
dizer que a ação Pontos de Cultura, criada dentro do marco do programa Cultura Viva, do
Ministério da Cultura, representa uma inversão no modo de desenhar políticas para a cultura dentro
do contexto brasileiro: em lugar de promover políticas de acesso (dentro do paradigma da
democratização cultural), a ação busca fomentar a produção cultural da parcela excluída da
sociedade civil, dentro da perspectiva da democracia cultural. O presente artigo pretende analisar os
limites e possibilidades do modelo de gestão proposto pela ação, a partir do estudo de um caso
concreto de sua implantação. Refletir sobre as dificuldades e perspectivas da ação, assim como sua
eficiência e busca de legitimidade enquanto política pública, pode contribuir para o debate sobre
modelos alternativos de política cultural dentro do cenário contemporâneo. |
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