O presente trabalho tem como objetivo dissertar sobre a acessibilidade digital para os
deficientes visuais, tendo como campo de observação minha trajetória profissional de atuação
no Instituto Benjamin Constant (IBC). Assim, foi observado que tais medidas para o acesso e
o uso de informações na internet dependem da forma como elas estão direcionadas nos sites.
Tendo como aliadas as tecnologias assistivas, que viabilizam tanto o acesso quanto o uso das
informações, os deficientes visuais, uma vez incluídos social e digitalmente, conseguem atingir
suas necessidades informacionais no dia a dia. Assim, serão fundamentadas perguntas para esse
público, por meio de questionário fechado, para entender se a reformulação do site da instituição
está atendendo às suas necessidades de informação. As perguntas para esse questionário foram
idealizadas levando-se em consideração minha atuação como profissional da informação no
Acervo Técnico e Especializado vinculado à Divisão de Pesquisa, Documentação e Informação
(DDI) do IBC. Dessa forma, será feita a análise da relação do deficiente visual com as
informações disponíveis no site do IBC, a fim de estabelecer as diretrizes na disseminação da
informação para esse público e os princípios que vão fazer a diferença quanto a seu acesso
informacional. Também serão estudadas as questões da inclusão social e suas necessidades
informacionais como atores e protagonistas na busca do conhecimento. Foi observado que as
novas TICs e a forma como essas ferramentas são acessadas e utilizadas no cotidiano dos
deficientes visuais proporcionam independência pessoal e acesso às informações que
complementam os interesses desse público. Vale ressaltar que, segundo a Constituição Federal
de 1988, a inclusão social é direito de todos os cidadãos. Assim, o presente trabalho vem trazer
para o âmbito da pesquisa científica dados que viabilizem o acesso da informação e seu uso
independente por parte desse público, ou seja, dos deficientes visuais.
This work aims to discuss digital accessibility for the visually impaired, using as a field
of observation my professional career at the Benjamin Constant Institute (IBC). Thus, it was
observed that such measures for access and use of information on the internet depend on the
way they are directed on the websites. With assistive technologies as an ally, which enable both
access and use of information, the visually impaired, once socially and digitally included, are
able to meet their informational needs on a daily basis. Thus, questions will be asked to this
audience, through a closed questionnaire, to understand whether the redesign of the institution’s
website is meeting their information needs. The questions for this questionnaire were designed,
taking into account my work as an information professional in the Technical and Specialized
Collection linked to the Research, Documentation and Information Division (DDI) of the IBC.
In this way, an analysis will be made of the visually impaired person’s relationship with the
information available on the IBC website, in order to establish guidelines for the dissemination
of information to this public and the principles that will make a difference in terms of their
information access. Issues of social inclusion and their informational needs as actors and
protagonists in the search for knowledge will also be studied. It was observed that new ICTs
and the way these tools are accessed and used in the daily lives of visually impaired people
provide personal independence and access to information that complements the interests of this
public. It is worth highlighting that, according to the 1988 Federal Constitution, social inclusion
is the right of all citizens. Thus, the present work brings to the scope of scientific research data
that enable access to information and its independent use by this public, that is, the visually
impaired.