dc.contributor.author |
Guimarães, Maria Sofia Villas-Bôas |
|
dc.date.accessioned |
2024-05-14T18:52:55Z |
|
dc.date.available |
2024-05-14T18:52:55Z |
|
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.identifier.citation |
GUIMARÃES, Maria Sofia Villas-Bôas. Manobras de distensão: vestígios da atuação de grupos e da Oficina Nacional de Dança Contemporânea na organização político-cultural da dança no Brasil. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL POLÍTICAS CULTURAIS: teoria e práxis, 5., 2010. Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2010 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/20.500.11997/18426 |
|
dc.description.sponsorship |
Maria Sofia Villas-Bôas Guimarães é doutora em Artes Cênicas, pesquisadora colaboradora do
Memorial da Escola de Dança da UFBA e integra o grupo de pesquisa LaPac – Memória e Temporalidade
CNP/UFBA. Atualmente é delegada suplente, representando o Nordeste, no Colegiado de Dança do
CNPC. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Rio de Janeiro. Fundação Casa de Rui Barbosa |
pt_BR |
dc.subject |
Política cultural |
pt_BR |
dc.subject |
Oficina Nacional da Dança Contemporânea |
pt_BR |
dc.subject |
Dança |
pt_BR |
dc.title |
Manobras de distensão: vestígios da atuação de grupos e da Oficina Nacional de Dança Contemporânea na organização político-cultural da dança no Brasil |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
dc.description.abstract |
As ações da sociedade civil para garantir a inserção da dança no âmbito das
políticas públicas para a cultura no Brasil constituem-se como verdadeiras “manobras
de distensão” de nódulos estruturais que omitiram historicamente da sua conjuntura a
dança, em sua diversidade, e, principalmente, a sua produção emergente, sua natureza
experimental. Neste âmbito, destacamos, entre finais dos anos 70 e início dos 80, as
ações de grupos independentes e da Universidade Federal da Bahia, através da Oficina
Nacional de Dança Contemporânea. O texto aqui apresentado se constitui num garimpo
de discursos e textos de profissionais, da imprensa e de instituições, a partir dos quais
levantamos vestígios de ações que se voltaram para legitimar a dança em seu formato
emergente e experimental e garantir a permanência de grupos e fazedores |
pt_BR |