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dc.contributor.author | Santos, Raquel Paz dos | |
dc.date.accessioned | 2024-05-18T21:06:41Z | |
dc.date.available | 2024-05-18T21:06:41Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.identifier.citation | Santos, Raquel Paz dos. "Mi Buenos Aires querido": o tango como expressão da nacionalidade argentina nas políticas culturais do regime peronista (1946/1955). In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL POLÍTICAS CULTURAIS: teoria e práxis, 2. : 2011. set. 21-23 : Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11997/18487 | |
dc.description.sponsorship | Professora do Programa de Pós-Graduação em História Comparada, Coordenadora do Laboratório de Estudos Brasil na América do Sul/TEMPO, Pesquisadora do Laboratório de Estudos da América Latina/LEAL/UFRJ. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Rio de Janeiro. Fundação Casa de Rui Barbosa | pt_BR |
dc.subject | Tango | pt_BR |
dc.subject | Política cultural | pt_BR |
dc.subject | Peronismo | pt_BR |
dc.subject | Memória Nacional | pt_BR |
dc.title | "Mi Buenos Aires querido": o tango como expressão da nacionalidade argentina nas políticas culturais do regime peronista (1946/1955) | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo analisa as políticas culturais do governo de Juan Perón (1946-1955), visando à difusão e exalação do tango símbolo da nacionalidade argentina. Tratava-se de uma estratégia dos ideólogos do regime de valorização da cultura popular para conquistar o apoio da classe trabalhadora ao projeto de nacionalista. Para tanto discorreremos sobre as origens históricas desse gênero musical e analisaremos a sua incorporação a cultura política criada pelo regime visando à construção de uma memória nacional. | pt_BR |