dc.contributor.author |
Santos, Raquel Paz dos |
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dc.date.accessioned |
2024-05-18T21:06:41Z |
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dc.date.available |
2024-05-18T21:06:41Z |
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dc.date.issued |
2011 |
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dc.identifier.citation |
Santos, Raquel Paz dos. "Mi Buenos Aires querido": o tango como expressão da nacionalidade argentina nas políticas culturais do regime peronista (1946/1955). In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL POLÍTICAS CULTURAIS: teoria e práxis, 2. : 2011. set. 21-23 : Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2011. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/20.500.11997/18487 |
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dc.description.sponsorship |
Professora do Programa de Pós-Graduação em História Comparada, Coordenadora do Laboratório de
Estudos Brasil na América do Sul/TEMPO, Pesquisadora do Laboratório de Estudos da América
Latina/LEAL/UFRJ. |
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dc.language.iso |
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pt_BR |
dc.publisher |
Rio de Janeiro. Fundação Casa de Rui Barbosa |
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dc.subject |
Tango |
pt_BR |
dc.subject |
Política cultural |
pt_BR |
dc.subject |
Peronismo |
pt_BR |
dc.subject |
Memória Nacional |
pt_BR |
dc.title |
"Mi Buenos Aires querido": o tango como expressão da nacionalidade argentina nas políticas culturais do regime peronista (1946/1955) |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente artigo analisa as políticas culturais do governo de Juan Perón
(1946-1955), visando à difusão e exalação do tango símbolo da nacionalidade argentina.
Tratava-se de uma estratégia dos ideólogos do regime de valorização da cultura popular
para conquistar o apoio da classe trabalhadora ao projeto de nacionalista. Para tanto
discorreremos sobre as origens históricas desse gênero musical e analisaremos a sua
incorporação a cultura política criada pelo regime visando à construção de uma memória
nacional. |
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