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dc.contributor.author Szaniecki, Barbara Peccei
dc.date.accessioned 2024-05-20T20:30:53Z
dc.date.available 2024-05-20T20:30:53Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.citation SZANIECKI, Barbara Peccei. Pontos de design: por uma política cultural para o design. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL POLÍTICAS CULTURAIS, 3. : 2012. set. 19-21 : Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2012. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/20.500.11997/18503
dc.description.sponsorship Barbara Peccei Szaniecki é mestre e doutora em Design pela PUC-Rio e pesquisadora de pós-doutorado na Escola Superior de Desenho Industrial da UERJ. <dolar.rj@terra.com.br> pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Rio de Janeiro. Fundação Casa de Rui Barbosa pt_BR
dc.subject Política cultural pt_BR
dc.subject Design brasileiro pt_BR
dc.subject Contexto sociocultural pt_BR
dc.subject Economia Criativa pt_BR
dc.subject Pontos de Cultura pt_BR
dc.title Pontos de design: por uma política cultural para o design pt_BR
dc.type Article pt_BR
dc.description.abstract Nosso artigo pretende trazer uma contribuição para a reflexão sobre uma possível política cultural para o design. Nosso ponto de partida serão as críticas feitas ao ensino do design no Brasil por ter se instituído sem levar em consideração o contexto sociocultural brasileiro. Analisaremos em seguida a institucionalização pelo Ministério da Cultura da “Economia Criativa” e as críticas que são dirigidas a esse tipo de política pública para, finalmente, apresentar os Pontos de Cultura do Programa Cultura Viva como espaços onde o design já é praticado informalmente e cuja formalização por meio de Pontos de Design poderia finalmente fomentar um ensino e uma prática do design de acordo com as demandas socioculturais do Brasil do século XXI. pt_BR


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