Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.author | Farias, Camila Cavalcante | |
dc.contributor.author | Goulart, Jefferson O. | |
dc.date.accessioned | 2024-05-22T22:35:26Z | |
dc.date.available | 2024-05-22T22:35:26Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.identifier.citation | FARIAS, Camila Cavalcante; GOULART, Jefferson O.. Cultura e Cidadania – O Caso do Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL POLÍTICAS CULTURAIS, 3. : 2012. set. 19-21 : Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11997/18516 | |
dc.description.sponsorship | 1Mestranda no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade – UFBA. E-mail: camicf@gmail.com 2 Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Departamento de Ciências Humanas da FAAC/UNESP e pesquisador do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC) . E-mail: jgoulart@faac.unesp.br | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Rio de Janeiro. Fundação Casa de Rui Barbosa | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.subject | Esfera Pública . | pt_BR |
dc.subject | Centro Cultural do Banco do Brasil | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.title | Cultura e Cidadania – O Caso do Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
dc.description.abstract | O artigo tem como argumento temático as atuais políticas culturais e analisa empiricamente as ações da unidade paulistana do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). O objetivo é interpretar como essa instituição opera o fomento à cultura no contexto da normatização cultural no Brasil. A articulação institucional entre Banco do Brasil e seu Centro Cultural enseja algumas particularidades no campo da difusão cultural, pois o status institucional do CCBB condiciona de maneira decisiva as formas como transcorrem as relações com produtores culturais, o público consumidor e com seu respectivo mantenedor. Trata-se de um estudo baseado em pesquisa bibliográfica e na abordagem dialética de análise. Conclui-se que ao consentir um laissez-faire cultural, o Estado admite que o mercado imponha sua lógica à cultura, de modo que o objeto empírico do artigo pode ser caracterizado como um exemplo dessa dinâmica. | pt_BR |