dc.contributor.author |
Farias, Camila Cavalcante |
|
dc.contributor.author |
Goulart, Jefferson O. |
|
dc.date.accessioned |
2024-05-22T22:35:26Z |
|
dc.date.available |
2024-05-22T22:35:26Z |
|
dc.date.issued |
2012 |
|
dc.identifier.citation |
FARIAS, Camila Cavalcante; GOULART, Jefferson O.. Cultura e Cidadania – O Caso do Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL POLÍTICAS CULTURAIS, 3. : 2012. set. 19-21 : Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2012. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/20.500.11997/18516 |
|
dc.description.sponsorship |
1Mestranda no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade – UFBA. E-mail:
camicf@gmail.com
2 Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Departamento de Ciências
Humanas da FAAC/UNESP e pesquisador do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC) . E-mail:
jgoulart@faac.unesp.br |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Rio de Janeiro. Fundação Casa de Rui Barbosa |
pt_BR |
dc.subject |
Cidadania |
pt_BR |
dc.subject |
Esfera Pública . |
pt_BR |
dc.subject |
Centro Cultural do Banco do Brasil |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura |
pt_BR |
dc.subject |
Comunicação |
pt_BR |
dc.title |
Cultura e Cidadania – O Caso do Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O artigo tem como argumento temático as atuais políticas culturais e analisa
empiricamente as ações da unidade paulistana do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).
O objetivo é interpretar como essa instituição opera o fomento à cultura no contexto da
normatização cultural no Brasil. A articulação institucional entre Banco do Brasil e seu
Centro Cultural enseja algumas particularidades no campo da difusão cultural, pois o status
institucional do CCBB condiciona de maneira decisiva as formas como transcorrem as
relações com produtores culturais, o público consumidor e com seu respectivo mantenedor.
Trata-se de um estudo baseado em pesquisa bibliográfica e na abordagem dialética de análise.
Conclui-se que ao consentir um laissez-faire cultural, o Estado admite que o mercado
imponha sua lógica à cultura, de modo que o objeto empírico do artigo pode ser caracterizado
como um exemplo dessa dinâmica. |
pt_BR |