Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.author | Castro, Fernanda Santana Rabello de | |
dc.contributor.author | Soares, Ozias de Jesus | |
dc.date.accessioned | 2024-05-23T23:28:26Z | |
dc.date.available | 2024-05-23T23:28:26Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.identifier.citation | CASTRO, Fernanda Santana Rabello de; SOARES, Ozias de Jesus. Parceria entre escolas e museus públicos: possibilidades e experiências em sua relação com as políticas públicas. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL POLÍTICAS CULTURAIS, 3. : 2012. set. 19-21 : Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11997/18529 | |
dc.description.sponsorship | 1 Mestranda em Políticas e Instituições Educacionais/UFRJ, Educadora do Museu da Chácara do Céu/IBRAM – fernanda.castro@museus.gov.vr. 2 Doutorando em Ciências Sociais/UERJ, Educador do Museu da Chácara do Céu/IBRAM – ozias.soares@museus.gov.br | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Rio de Janeiro. Fundação Casa de Rui Barbosa | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Museu | pt_BR |
dc.subject | Parcerias público-privadas | pt_BR |
dc.title | Parceria entre escolas e museus públicos: possibilidades e experiências em sua relação com as políticas públicas | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
dc.description.abstract | Apresentamos neste texto um breve panorama do desenvolvimento de ações que envolvem educação e cultura no âmbito das políticas públicas. Para isso enfocamos a institucionalização da cultura na estrutura organizativa do Estado brasileiro, seu desenvolvimento a partir de órgãos educacionais, a disputa travada nestes órgãos para a emancipação do campo cultural e as políticas públicas derivadas dela, em especial as que envolvem escolas e instituições/movimentos culturais. Defendemos uma educação integral e para tal instituições de cultura e educação devem caminhar juntas. Apresentamos, por fim, uma experiência em andamento no Museu da Chácara do Céu em parceria com uma escola municipal vizinha a este para ilustrar um campo de possibilidades de realização de políticas de cultura e educação entre instituições públicas. | pt_BR |