dc.contributor.author |
Carloni, Karla |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-08T21:55:53Z |
|
dc.date.available |
2024-06-08T21:55:53Z |
|
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.identifier.citation |
CARLONI, Karla. O serviço nacional de teatro e a formação do balé brasileiro: Nacionalismo e modernismo nos palcos cariocas (1937-1945). In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL POLÍTICAS CULTURAIS, 4. : 2013. out. 16-18 : Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2013. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/20.500.11997/18624 |
|
dc.description.sponsorship |
Professora da Universidade Federal Fluminense e da Universidade Estácio de Sá. Pós-doutoranda pelo
programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual do Rio de Janeiro sob supervisão do prof. Dr.
Orlando de Barros. A pesquisa também está inserida em projeto financiado pela FAPERJ e coordenado pelo
prof. Dr. Jorge Ferreira (UFF): “O Rio de Janeiro e o governo Vargas na s páginas dos jornais: ideologias,
culturas políticas e conflitos sociais (1930-1945). E-mail: karlacarloni@yahoo.com.br |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Rio de Janeiro. Fundação Casa de Rui Barbosa |
pt_BR |
dc.subject |
Estado Novo |
pt_BR |
dc.subject |
Serviço Nacional de Teatro |
pt_BR |
dc.subject |
Ballet |
pt_BR |
dc.subject |
Modernismo |
pt_BR |
dc.title |
O serviço nacional de teatro e a formação do balé brasileiro: Nacionalismo e modernismo nos palcos cariocas (1937-1945) |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O texto expõem reflexões da pesquisa de pós-doutorado em andamento,
vinculado ao PPGH da UERJ e a projeto financiado pela FAPERJ. O tema é a produção e a
encenação de espetáculos de dança por bailarinos de formação clássica inspirados em
aspectos das culturas indígena, sertaneja e negra, durante o Primeiro Governo Vargas (1930-
1945), na cidade do Rio de Janeiro. Neste contexto destaca-se a atuação do Serviço Nacional
de Teatro (SNT), órgão criado em 1937 e vinculado ao Ministério da Educação e Saúde
Pública (MESP), que tinha por objetivo principal a “elevação e edificação espiritual do povo”.
Aqui enfatizaremos as relações entre o SNT, a classe artística – destacando os bailarinos e
coreógrafos – e o pensamento modernista na promoção de manifestações artístico-culturais
representantes da “identidade nacional brasileira”. |
pt_BR |