Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.author | Pereira, Verena Carla | |
dc.contributor.author | Paiva, José Eduardo Ribeiro de | |
dc.date.accessioned | 2024-06-24T18:13:30Z | |
dc.date.available | 2024-06-24T18:13:30Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Verena Carla; PAIVA, José Eduardo Ribeiro de. O papel da bienal como substituta de uma política pública em artes visuais no Brasil. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL POLÍTICAS CULTURAIS, 4. : 2013. out. 16-18 : Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11997/18660 | |
dc.description.sponsorship | 1Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Artes Visuais da UNICAMP. E-mail: vcarlap@gmail.com 2Orientador do trabalho. Professor do curso de Pós Graduação em Artes Visuais da UNICAMP. E-mail: eduardopaivacampinas@gmail.com | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Rio de Janeiro. Fundação Casa de Rui Barbosa | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Bienal de São Paulo | pt_BR |
dc.subject | Artes visuais | pt_BR |
dc.title | O papel da bienal como substituta de uma política pública em artes visuais no Brasil | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste artigo é discutir como a Bienal de São Paulo se apropriou da função de política cultural para as artes visuais. Com a ausência de políticas públicas concretas para o setor, no Brasil, a Bienal, em alguns momentos, supriu os déficits enfrentados pela área artística, que utilizou a mostra como ferramenta para veiculação de seu trabalho dentro do Brasil e no exterior. Em um primeiro momento, apresentamos uma breve historiografia das políticas públicas no Brasil, com o objetivo de sustentar nossa hipótese de que não houve a criação sistemática de política pública voltada para o setor das artes visuais. Em seguida, desenvolvemos o pensamento de que a Bienal assumiu o papel de promotora de uma política cultural para o setor. | pt_BR |