dc.contributor.author |
Pereira, Verena Carla |
|
dc.contributor.author |
Paiva, José Eduardo Ribeiro de |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-24T18:13:30Z |
|
dc.date.available |
2024-06-24T18:13:30Z |
|
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.identifier.citation |
PEREIRA, Verena Carla; PAIVA, José Eduardo Ribeiro de. O papel da bienal como substituta de uma política pública em artes visuais no Brasil. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL POLÍTICAS CULTURAIS, 4. : 2013. out. 16-18 : Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2013. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/20.500.11997/18660 |
|
dc.description.sponsorship |
1Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Artes Visuais da UNICAMP. E-mail: vcarlap@gmail.com
2Orientador do trabalho. Professor do curso de Pós Graduação em Artes Visuais da UNICAMP. E-mail:
eduardopaivacampinas@gmail.com |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Rio de Janeiro. Fundação Casa de Rui Barbosa |
pt_BR |
dc.subject |
Políticas públicas |
pt_BR |
dc.subject |
Bienal de São Paulo |
pt_BR |
dc.subject |
Artes visuais |
pt_BR |
dc.title |
O papel da bienal como substituta de uma política pública em artes visuais no Brasil |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O objetivo deste artigo é discutir como a Bienal de São Paulo se apropriou da
função de política cultural para as artes visuais. Com a ausência de políticas públicas
concretas para o setor, no Brasil, a Bienal, em alguns momentos, supriu os déficits
enfrentados pela área artística, que utilizou a mostra como ferramenta para veiculação de seu
trabalho dentro do Brasil e no exterior. Em um primeiro momento, apresentamos uma breve
historiografia das políticas públicas no Brasil, com o objetivo de sustentar nossa hipótese de
que não houve a criação sistemática de política pública voltada para o setor das artes visuais.
Em seguida, desenvolvemos o pensamento de que a Bienal assumiu o papel de promotora de
uma política cultural para o setor. |
pt_BR |