Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.author | Amaral, Alysson Felipe | |
dc.date.accessioned | 2024-06-26T19:30:22Z | |
dc.date.available | 2024-06-26T19:30:22Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.identifier.citation | AMARAL, Alysson Felipe. O papel das políticas cinematográficas na Argentina e Brasil: problemas comuns e soluções distintas rumo à diversidade e democratização no universo do cinema local contemporâneo. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL POLÍTICAS CULTURAIS, 5. : 2014 maio 7-9 : Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2014. Organizadores: Lia Calabre, Mauricio Siqueira, Adélia Zimbrão. Rio de Janeiro, RJ, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11997/18666 | |
dc.description.sponsorship | Mestre em Sociología de la Cultura y el análisis cultural pelo Instituto de Altos Estudios Sociales – IDAES, Universidad Nacional de San Martín – USAM (Buenos Aires – Argentina). Especialista em Gestão Estratégica de Marketing (Cultural) pelo IEC/PUC-MG. Especialista em Gestão Cultural pela Fundação Clóvis Salgado – BH/MG. Graduado em Relações Internacionais pela PUC-MG. Consultor pela UNESCO e MINC (Regional MG) para o programa “Intersetorialidade, Descentralização e Acesso a Cultura no Brasil”, para acompanhamento e assessoria do Sistema Nacional (e Municipais) de Cultura. Sócio Fundador da DHARMA – Cultura e Desenvolvimento. E-mail para contato: alfelipe10@gmail.com | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Rio de Janeiro. Fundação Casa de Rui Barbosa | pt_BR |
dc.subject | Políticas cinematográficas | pt_BR |
dc.subject | Diversidade | pt_BR |
dc.subject | Democratização cultural | pt_BR |
dc.title | O papel das políticas cinematográficas na Argentina e Brasil: problemas comuns e soluções distintas rumo à diversidade e democratização no universo do cinema local contemporâneo | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo é uma síntese crítica da tese de mestrado “Las políticas cinematográficas de Argentina y Brasil (2003-2008): entre la dimensión industrial del cine y la democratización cultural”, defendida pelo autor em 2013, tendo como foco a exposição das experiências de políticas nos dois países – Argentina e Brasil – para potencializar a produção cinematográfica local em um cenário assimétrico e de grande concentração do capital internacional. Trata-se, pois, de elucidar a lógica industrial por detrás do universo audiovisual e indicar como as políticas cinematográficas locais foram (e seguem) pioneiras para a redefinição das políticas culturais rumo à diversidade de expressões e à democratização tanto do seu fazer como do acesso. | pt_BR |