dc.contributor.author |
Amaral, Alysson Felipe |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-26T19:30:22Z |
|
dc.date.available |
2024-06-26T19:30:22Z |
|
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.identifier.citation |
AMARAL, Alysson Felipe. O papel das políticas cinematográficas na Argentina e Brasil: problemas comuns e soluções distintas rumo à diversidade e democratização no universo do cinema local contemporâneo. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL POLÍTICAS CULTURAIS, 5. : 2014 maio 7-9 : Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2014. Organizadores: Lia Calabre, Mauricio Siqueira, Adélia Zimbrão. Rio de Janeiro, RJ, 2014. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/20.500.11997/18666 |
|
dc.description.sponsorship |
Mestre em Sociología de la Cultura y el análisis cultural pelo Instituto de Altos Estudios Sociales – IDAES,
Universidad Nacional de San Martín – USAM (Buenos Aires – Argentina). Especialista em Gestão Estratégica de
Marketing (Cultural) pelo IEC/PUC-MG. Especialista em Gestão Cultural pela Fundação Clóvis Salgado –
BH/MG. Graduado em Relações Internacionais pela PUC-MG. Consultor pela UNESCO e MINC (Regional MG)
para o programa “Intersetorialidade, Descentralização e Acesso a Cultura no Brasil”, para acompanhamento e
assessoria do Sistema Nacional (e Municipais) de Cultura. Sócio Fundador da DHARMA – Cultura e
Desenvolvimento. E-mail para contato: alfelipe10@gmail.com |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Rio de Janeiro. Fundação Casa de Rui Barbosa |
pt_BR |
dc.subject |
Políticas cinematográficas |
pt_BR |
dc.subject |
Diversidade |
pt_BR |
dc.subject |
Democratização cultural |
pt_BR |
dc.title |
O papel das políticas cinematográficas na Argentina e Brasil: problemas comuns e soluções distintas rumo à diversidade e democratização no universo do cinema local contemporâneo |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente artigo é uma síntese crítica da tese de mestrado “Las políticas
cinematográficas de Argentina y Brasil (2003-2008): entre la dimensión industrial del cine y la
democratización cultural”, defendida pelo autor em 2013, tendo como foco a exposição das
experiências de políticas nos dois países – Argentina e Brasil – para potencializar a produção
cinematográfica local em um cenário assimétrico e de grande concentração do capital
internacional. Trata-se, pois, de elucidar a lógica industrial por detrás do universo audiovisual e
indicar como as políticas cinematográficas locais foram (e seguem) pioneiras para a redefinição
das políticas culturais rumo à diversidade de expressões e à democratização tanto do seu fazer
como do acesso. |
pt_BR |