dc.contributor.author |
Wolff, Ana Carolina |
|
dc.contributor.author |
Maniglia, Elisabete |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-26T20:19:26Z |
|
dc.date.available |
2024-06-26T20:19:26Z |
|
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.identifier.citation |
WOLFF, Ana Carolina; MANIGLIA, Elisabete. Valor simbólico e valor de mercado: reflexões acerca das possibilidades e limites das políticas culturais de patrimônio. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL POLÍTICAS CULTURAIS, 5. : 2014 maio 7-9 : Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2014. Organizadores: Lia Calabre, Mauricio Siqueira, Adélia Zimbrão. Rio de Janeiro, RJ, 2014. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/20.500.11997/18670 |
|
dc.description.sponsorship |
1 Mestranda no Programa de Pós-graduação em Direito da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais –
UNESP/Campus Franca. E-mail: acarolinawolff@gmail.com
2
Professora Livre-docente de Direito Agrário e Direito Ambiental, do Departamento de Direito Público da
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - UNESP/Campus Franca. E-mail: manigliaelisabete@gmail.com |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Rio de Janeiro. Fundação Casa de Rui Barbosa |
pt_BR |
dc.subject |
Patrimônio cultural imaterial |
pt_BR |
dc.subject |
Políticas culturais |
pt_BR |
dc.subject |
Valor de mercado |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão cultural |
pt_BR |
dc.title |
Valor simbólico e valor de mercado: reflexões acerca das possibilidades e limites das políticas culturais de patrimônio |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho explora a questão do valor de mercado do patrimônio cultural
imaterial que é um desafio na gestão cultural das referências culturais patrimonializadas em
virtude de seu valor simbólico para uma determinada sociedade/comunidade. Neste sentido, o
trabalho objetiva trazer as possibilidades e limites das políticas culturais de salvaguarda dos
bens imateriais levando em consideração a importância de uma dimensão econômica da
mesma. Para tanto, questiona-se o sentido da preservação, os objetivos de uma gestão cultural
que leve em consideração aspectos econômicos e uma relação entre o Estado e a Cultura a
partir de uma nova sensibilidade, direcionada ao desenvolvimento social das populações
detentoras das referências culturais. |
pt_BR |