Repositório Rui Barbosa de Informações Culturais

Lei da tv paga: até que ponto a restrição a produtos estrangeiros estimula a produção local

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dc.contributor.author Sousa, Ana Paula da Silva e
dc.date.accessioned 2024-06-27T17:13:08Z
dc.date.available 2024-06-27T17:13:08Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.citation SOUSA, Ana Paula da Silva e. Lei da tv paga: até que ponto a restrição a produtos estrangeiros estimula a produção local. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL POLÍTICAS CULTURAIS, 5. : 2014 maio 7-9 : Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2014. Organizadores: Lia Calabre, Mauricio Siqueira, Adélia Zimbrão. Rio de Janeiro, RJ, 2014. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/20.500.11997/18677
dc.description.sponsorship Ana Paula Sousa, jornalista, é mestre em Indústrias Culturais e Criativas pelo King’s College de Londres e doutoranda [sob orientação de Marcelo Ridenti] em Sociologia da Cultura pela Unicamp. É bolsista Capes. Email: apsousa2211@gmail.com pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Rio de Janeiro. Fundação Casa de Rui Barbosa pt_BR
dc.subject Política audiovisual pt_BR
dc.subject Diversidade cultural pt_BR
dc.subject Conteúdo nacional pt_BR
dc.subject Cota de tela pt_BR
dc.subject Unesco pt_BR
dc.title Lei da tv paga: até que ponto a restrição a produtos estrangeiros estimula a produção local pt_BR
dc.type Article pt_BR
dc.description.abstract Em 2011, o Brasil aprovou a Lei 12.485, que criou a obrigatoriedade de exibição de conteúdo nacional na TV paga. Este trabalho analisa a medida à luz de uma perspectiva internacional e explora os limites entre as políticas culturais locais e as regras internacionais de comércio, destacando o papel da Convenção da Unesco na implantação da lei. Os exemplos internacionais e o estudo de caso sobre o Brasil indicam que medidas de proteção ao conteúdo doméstico, como a chamada “cota de tela”, não são necessariamente efetivas, mas, ao mesmo tempo, apresentam-se como o único caminho possível para que os países tentem manter certo equilíbrio entre a produção nacional e o domínio norte-americano no setor audiovisual. pt_BR


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