dc.contributor.author |
Sousa, Ana Paula da Silva e |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-27T17:13:08Z |
|
dc.date.available |
2024-06-27T17:13:08Z |
|
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.identifier.citation |
SOUSA, Ana Paula da Silva e. Lei da tv paga: até que ponto a restrição a produtos estrangeiros estimula a produção local. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL POLÍTICAS CULTURAIS, 5. : 2014 maio 7-9 : Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2014. Organizadores: Lia Calabre, Mauricio Siqueira, Adélia Zimbrão. Rio de Janeiro, RJ, 2014. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/20.500.11997/18677 |
|
dc.description.sponsorship |
Ana Paula Sousa, jornalista, é mestre em Indústrias Culturais e Criativas pelo King’s College de Londres e
doutoranda [sob orientação de Marcelo Ridenti] em Sociologia da Cultura pela Unicamp. É bolsista Capes.
Email: apsousa2211@gmail.com |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Rio de Janeiro. Fundação Casa de Rui Barbosa |
pt_BR |
dc.subject |
Política audiovisual |
pt_BR |
dc.subject |
Diversidade cultural |
pt_BR |
dc.subject |
Conteúdo nacional |
pt_BR |
dc.subject |
Cota de tela |
pt_BR |
dc.subject |
Unesco |
pt_BR |
dc.title |
Lei da tv paga: até que ponto a restrição a produtos estrangeiros estimula a produção local |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Em 2011, o Brasil aprovou a Lei 12.485, que criou a obrigatoriedade de exibição
de conteúdo nacional na TV paga. Este trabalho analisa a medida à luz de uma perspectiva
internacional e explora os limites entre as políticas culturais locais e as regras internacionais
de comércio, destacando o papel da Convenção da Unesco na implantação da lei. Os
exemplos internacionais e o estudo de caso sobre o Brasil indicam que medidas de proteção
ao conteúdo doméstico, como a chamada “cota de tela”, não são necessariamente efetivas,
mas, ao mesmo tempo, apresentam-se como o único caminho possível para que os países
tentem manter certo equilíbrio entre a produção nacional e o domínio norte-americano no
setor audiovisual. |
pt_BR |