dc.contributor.author |
Figueiredo, Beatriz Helena Ramsthaler |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-27T20:56:48Z |
|
dc.date.available |
2024-06-27T20:56:48Z |
|
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.identifier.citation |
FIGUEIREDO, Beatriz Helena Ramsthaler. Por trás da cena: as relações entre televisão e espetáculos teatrais apresentados entre 1991 e 2013. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL POLÍTICAS CULTURAIS, 5. : 2014 maio 7-9 : Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2014. Organizadores: Lia Calabre, Mauricio Siqueira, Adélia Zimbrão. Rio de Janeiro, RJ, 2014. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/20.500.11997/18681 |
|
dc.description.sponsorship |
Doutoranda em Comunicação e Semiótica, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sob orientação da
professora doutora Helena Katz. E-mail: biaramsthaler@uol.com.br |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Rio de Janeiro. Fundação Casa de Rui Barbosa |
pt_BR |
dc.subject |
Teatro |
pt_BR |
dc.subject |
Políticas culturais |
pt_BR |
dc.subject |
Lei Rouanet/Procultura |
pt_BR |
dc.title |
Por trás da cena: as relações entre televisão e espetáculos teatrais apresentados entre 1991 e 2013 |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
dc.description.abstract |
No Brasil das últimas duas décadas (1991-2013), as relações entre televisão e
espetáculos de teatro têm por pano de fundo o entrelaçamento da mídia com as políticas
públicas culturais, especificamente diante do uso da Lei Rouanet (Lei Federal de Incentivo à
Cultura). Espetáculos teatrais das mais variadas naturezas são mediados por uma relação
publicitária com a televisão. Muitos se estruturam em torno do ator de projeção nacional, tanto
para captação de recursos quanto para garantir a divulgação ou a adesão da plateia. A questão
que guia esta investigação é a de que uma economia baseada no incentivo fiscal constrói
socialmente certos valores simbólicos para a cultura, em uma operação que termina regulando a
sobrevivência desse segmento artístico por conta do tipo de significação social que promove. |
pt_BR |