dc.contributor.author |
Aves, Elder Patrick Maia |
|
dc.date.accessioned |
2024-07-13T19:52:37Z |
|
dc.date.available |
2024-07-13T19:52:37Z |
|
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.identifier.citation |
ALVES, Elder Patrick Maia. O consumo cultural das famílias brasileiras. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL POLÍTICAS CULTURAIS, 5. : 2014 maio 7-9 : Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2014. Organizadores: Lia Calabre, Mauricio Siqueira, Adélia Zimbrão. Rio de Janeiro, RJ, 2014. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/20.500.11997/18712 |
|
dc.description.sponsorship |
Doutor em sociologia pela Universidade de Brasília (UnB) e pós-doutor em sociologia pela Universidade do
Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor adjunto do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade
Federal de Alagoas (UFAL) e professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFAL. Líder do
Laboratório de Investigações Sociológicas (SocioLab/PPGS/ICS/UFAL).Membro do Grupo de Pesquisa Cultura,
Memória e Desenvolvimento (CMD/UnB/Cnpq). E-mail: epmaia@hotmail.com |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Rio de Janeiro. Fundação Casa de Rui Barbosa |
pt_BR |
dc.subject |
Consumo cultural |
pt_BR |
dc.subject |
Famílias brasileiras |
pt_BR |
dc.subject |
Mercado Cultural |
pt_BR |
dc.subject |
Vale cultural |
pt_BR |
dc.title |
O consumo cultural das famílias brasileiras |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta comunicação tem como objeto a expansão do consumo cultural das famílias
brasileiras nos últimos dez anos. As atividades, bens e serviços simbólico-culturais
representam 5% dos gastos das famílias brasileiras. Esse percentual dinamiza e potencializa
uma serie de serviços e atividades que escapam as mensurações recorrentes acerca dos gastos
culturais no Brasil. Informado por uma perspectiva que busca conjugar diferentes escalas,
gastos, interfaces e elos relacionais envolvendo o consumo cultural, as políticas culturais e as
novas interfaces entre a produção cultural e a dinâmica econômica, este trabalho é um
fragmento empírico de uma agenda de pesquisa mais abrangente, comprometida com a
objetivação e investigação dos mercados culturais no Brasil contemporâneo. |
pt_BR |