dc.contributor.author |
Menenguci, Lilian Pereira |
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dc.date.accessioned |
2024-07-25T21:54:12Z |
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dc.date.available |
2024-07-25T21:54:12Z |
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dc.date.issued |
2014 |
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dc.identifier.citation |
Menenguci, Lilian Pereira. Políticas públicas, inclusão e acessibilidade: conexões entre a área da educação e o campo da cultura. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL POLÍTICAS CULTURAIS, 5. : 2014 maio 7-9 : Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2014. Organizadores: Lia Calabre, Mauricio Siqueira, Adélia Zimbrão. Rio de Janeiro, RJ, 2014. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/20.500.11997/18762 |
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dc.description.sponsorship |
Doutora em Educação (UFES), Mestre em Educação (UFES), Licenciada em Pedagogia (FACIASC) e aluna do
Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Gerente
do Programa “Vitória é Cultura”, da Secretaria de Cultura de Vitória(ES). Professora da Rede de Ensino Doctum
(ES) e da Faculdade Brasileira Multivix-Vitória (ES). E-mail: lilianmenenguci@hotmail.com. |
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dc.language.iso |
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pt_BR |
dc.publisher |
Rio de Janeiro. Fundação Casa de Rui Barbosa |
pt_BR |
dc.subject |
Políticas públicas |
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dc.subject |
Inclusão |
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dc.subject |
Acessibilidade |
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dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura |
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dc.title |
Políticas públicas, inclusão e acessibilidade: conexões entre a área da educação e o campo da cultura |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este artigo, resultante de um recorte da pesquisa intitulada “Uma coisa de cada
vez, mas tudo junto: políticas e práticas inclusivas pelo viés da acessibilidade cultural”,
desenvolvida no Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural (UFRJ), objetiva
compreender de que modo Educação e Cultura têm respondido às demandas advindas do
princípio inclusivo. Observa as proposições desenhadas nas Políticas Públicas de cada uma
dessas áreas intentando conhecer suas possíveis conexões na garantia da Educação e da
Cultura como direito de todos, especialmente da pessoa com deficiência. Trata-se de um
estudo de complexidade sistêmica que se sustenta na contribuição de interlocutores como
Edgar Morin e Gregory Bateson, respectivamente. Aposta no conceito de interdependência
como capaz de tecer as redes inclusivas. |
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