Abstract:
Currently, the connection between memory institutions and their users necessarily passes through internet access, which represents the evolution of these institutions in what refers to the innovation in the offer of services. This essay verifies the presence and availability of information services in the Web environment for libraries, museums, and archives, dialoguing with the literature review on technologies and formalisms for information representation. It relies on the interoperability between available information to allow the improvement of services, as well as adding value and giving greater visibility to these institutions. It proposes to represent connections between the information made available by them, using formalisms and specific vocabularies of the Semantic Web. This narrative is the result of the discussion developed in the discipline “Web Libraries, linked data, and Semantic Web”, given in the course of the professional master in Library Science of the Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Brazil), in the first semester of 2016.
Description:
Memória e Informação, o novo periódico da Fundação Casa de Rui Barbosa.
A criação de um periódico científico representa um novo canal de informação e conhecimento que beneficia a comunidade de pesquisadores. Nesse sentido, o Centro de Memória e Informação (CMI) da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), órgão do Ministério da Cultura, lança Memória e Informação.
Esta publicação coroa os esforços da equipe de pesquisadores da instituição que vem se dedicando à produção de conhecimento nas áreas de patrimônio documental e arquitetônico, abrangendo museologia, preservação arquitetônica, preservação e conservação de documentos e ciência da informação, incluindo arquivologia e biblioteconomia. Além das pesquisas, o CMI é também responsável pela promoção de eventos nacionais e internacionais, bem como de diversas publicações especializadas, o que possibilita a troca de informações nas áreas de sua atuação.
Assim, o principal objetivo da publicação de Memória e Informação é divulgar estudos teóricos ou empíricos que possibilitem aos leitores o acesso livre ao conhecimento que vem sendo produzido. Memória e Informação tem periodicidade semestral e reúne artigos, relatos de experiências e resenhas produzidos por pesquisadores e cientistas de universidades e instituições de pesquisa no Brasil e no exterior, além de divulgar um documento selecionado pertencente ao acervo da FCRB.
O primeiro número mostra um painel sobre diversos temas, como arquivos pessoais, livrarias, ambientes web, repositórios digitais e bibliotecas, as antigas e as mais modernas, todos dentro da perspectiva de patrimônio cultural.
Daniela Carvalho Sophia expõe em seu artigo uma pequena amostra do trabalho realizado em torno à temática Rui Barbosa (1889-1923) e a saúde. É um estudo original que traz luz a uma faceta pouco conhecida deste intelectual a partir do levantamento de fontes documentais.
O trabalho de Luiz Fernando Zugliani, Bibliotecas Parque do Rio de Janeiro: ingredientes de políticas cultural e urbana, aborda a relação entre o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e as Bibliotecas Parque do Estado do Rio de Janeiro.
A Livraria José Olympio é tema do artigo de Francisco José Tavares do Nascimento e Laura Regina Xavier, que desvenda o cenário editorial do Brasil no século XX.
O artigo de Carolina Carvalho Sena observa a importância do cordel como fonte de informação e pesquisa, sendo considerado um importante bem do patrimônio cultural brasileiro.
Ana Lucia Pellegrino, Andréa Carvalho de Oliveira, Cláudio José S. Ribeiro, Madalena Schmid Martins, Mariana Carvalho, Suellen Alves da Silva e Tiago Leite Pinto, verificam a presença e a disponibilização de serviços de informação no ambiente web para bibliotecas, museus e arquivos.
Luziana Jordão Lessa Trézze e Elisete Melo expõem o processo de implementação do Repositório Rui Barbosa de Informações Culturais – Rubi, da Fundação Casa de Rui Barbosa, lançado em 2016.
O artigo de Cristian Brayner, As bibliotecas beneditinas do Brasil: diagnóstico preliminar, é um estudo descritivo-explicativo sobre as bibliotecas dos mosteiros masculinos beneditinos pertencentes à Congregação Beneditina Brasileira
Na seção “Documento” divulgamos a Oração aos moços, discurso escrito por Rui Barbosa para formandos da turma de 1920 da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo. Esse é um dos documentos mais consultados da FCRB.
Enfim, com a presente publicação, o Centro de Memória e Informação da FCRB pretende colaborar com o intercâmbio do conhecimento proveniente de estudos e pesquisas num setor ainda bastante carente no Brasil. Esperamos que o compartilhamento dessas experiências contribua para a circulação e troca de ideias em áreas que consideramos basilares no processo de divulgação científica e da cultura brasileira. (Editorial de Ana Lígia Medeiros)