dc.contributor.author |
Abreu, Rodolfo |
|
dc.contributor.author |
Barbosa, Roberto Lúcio |
|
dc.contributor.author |
Castro, Diego |
|
dc.contributor.author |
Villardo, Ronald |
|
dc.contributor.author |
Larcher, Jodele |
|
dc.contributor.author |
Bentes, Ivana |
|
dc.coverage.temporal |
(72 min.) |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2018-06-05T14:03:02Z |
|
dc.date.available |
2018-06-05T14:03:02Z |
|
dc.date.issued |
2017-11-21 |
|
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/20.500.11997/7221 |
|
dc.description |
Debate “Videoclipe: música, imagem e revolução na cultura pop”, evento que integra a série Memória & Informação da FCRB.
Os jornalistas Rodolfo Abreu, Roberto Lúcio Barbosa e Diego Castro conversarão com os especialistas Ronald Villardo (jornalista de Cultura do jornal O Globo), Jodele Larcher (diretor de videoclipes brasileiros) e Ivana Bentes (professora e coordenadora de Comunicação Digital da Escola de Comunicação/ECO da UFRJ) para a seguinte programação:
Parte 1
Vídeos de música da era pré-MTV
Parte 2
A era do videoclipe como nova linguagem
Parte 3
a chegada da internet
Parte 4
O futuro |
pt_BR |
dc.language.iso |
Português |
pt_BR |
dc.publisher |
Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2017. |
pt_BR |
dc.subject |
Viodeclipe |
pt_BR |
dc.subject |
Música |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura pop |
pt_BR |
dc.subject |
MTV Brasil |
pt_BR |
dc.title |
Videoclipe: música, imagem e revolução na cultura pop |
pt_BR |
dc.type |
Video |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Música e imagens sincronizadas são um grande atrativo. Foi assim que, no começo dos anos 1980, o videoclipe começou a ser produzido em massa, provocando uma revolução na forma de se consumir música. O formato de contar uma história curta em até cinco minutos provocou o surgimento, há cerca de 35 anos, de um canal de televisão inteiramente dedicado para exibi‐los: a MTV (Music Television) nos EUA, que se propagou pelo mundo e chegou inclusive ao Brasil com sucesso em 1990. Influenciador até hoje, na era da internet, o videoclipe continua forte como elemento de divulgação publicitária e de mídia. |
pt_BR |