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dc.contributor.author Carvalho, José Murilo de
dc.date.accessioned 2014-07-07T17:18:32Z
dc.date.available 2014-07-07T17:18:32Z
dc.date.issued 2000
dc.identifier.citation CARVALHO, José Murilo de. Rui Barbosa e a razão clientelista. Dados, Rio de Janeiro, v. 43, n.1, 2000 en_US
dc.identifier.issn 0011-5258
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/fcrb/477
dc.description "Este trabalho não poderia ter sido escrito sem o auxílio de Patrícia de Souza Lima que fez boa parte do levantamento de dados e elaborou os quadros estatísticos. Agradeço ainda a cooperação de Rejane de Almeida Magalhães, chefe do Setor Ruiano da Fundação Casa de Rui Barbosa, e de suas colegas Solange Campello Taraciuc e Beatriz Guerra Martins. José Almino Alencar, diretor de Pesquisa da Fundação, proporcionou as condições materiais para a execução da pesquisa. Agradeço também os comentários dos pesquisadores do Setor de História e a argüição do diretor da Casa, feitos a uma primeira versão deste trabalho." en_US
dc.description.resumo "Quando ministro da Fazenda, Rui Barbosa recebeu centenas de ofícios, cartas, cartões, telegramas. Exatos 40% dessa correspondência referem-se a pedidos de favores. A análise desses pedidos será o objeto deste artigo. Ao mostrar quem pede favores, ela nos permitirá verificar a extensão do fenômeno clientelista na passagem do Império para a República. Ao indicar as razões dos pedidos e a linguagem em que são formulados, ela nos revelará os valores e as percepções sobre os quais se assentava a prática clientelista. Ela nos revelará a razão clientelista."
dc.language.iso Português en_US
dc.publisher Rio de Janeiro: Dados, 2000. en_US
dc.subject Clientelismo
dc.subject Política brasileira
dc.subject Barbosa, Rui, 1849-1923
dc.title Rui Barbosa e a razão clientelista en_US
dc.type Artigo en_US
dc.creator.afiliacao Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) en_US
dc.description.abstract Rui Barbosa and the Patron-Client Relation In a discussion of the patron-client relation within Brazilian politics, the article takes as an example political favors asked of Rui Barbosa when he was the provisional government s Minister of the Treasury. It endeavors to demonstrate how the prevalence of patron-client values and practices carried over from the monarchy to the Republic. The argument is posed that patronage, from which the patron-client relation derives, was deeply embedded in Brazilian society and from there moved into politics. As a consequence, egalitarian values and the notion of res publica, which in thesis should have been an integral part of the new regime s practices, did not find propitious ground upon which to develop. Citizens became "doutor cidadão", while politicians became "cousin and friend".
dc.subject.en Patron-client relation
dc.subject.en Brazilian politics
dc.subject.en Patronage
dc.subject.en Barbosa, Rui, 1849-1923
dc.subject.fr Clientélisme
dc.subject.fr Politique brésilienne
dc.subject.fr Système de favoritisme
dc.subject.fr Barbosa, Rui, 1849-1923
dc.provenance Textos online


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