dc.contributor.author |
Carvalho, José Murilo de
|
|
dc.date.accessioned |
2014-07-07T17:18:32Z |
|
dc.date.available |
2014-07-07T17:18:32Z |
|
dc.date.issued |
2000 |
|
dc.identifier.citation |
CARVALHO, José Murilo de. Rui Barbosa e a razão clientelista. Dados, Rio de Janeiro, v. 43, n.1, 2000 |
en_US |
dc.identifier.issn |
0011-5258 |
|
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/fcrb/477 |
|
dc.description |
"Este trabalho não poderia ter sido escrito sem o auxílio de Patrícia de Souza Lima que fez boa parte do levantamento de dados e elaborou os quadros estatísticos. Agradeço ainda a cooperação de Rejane de Almeida Magalhães, chefe do Setor Ruiano da Fundação Casa de Rui Barbosa, e de suas colegas Solange Campello Taraciuc e Beatriz Guerra Martins. José Almino Alencar, diretor de Pesquisa da Fundação, proporcionou as condições materiais para a execução da pesquisa. Agradeço também os comentários dos pesquisadores do Setor de História e a argüição do diretor da Casa, feitos a uma primeira versão deste trabalho." |
en_US |
dc.description.resumo |
"Quando ministro da Fazenda, Rui Barbosa recebeu centenas de ofícios, cartas, cartões, telegramas. Exatos 40% dessa correspondência referem-se a pedidos de favores. A análise desses pedidos será o objeto deste artigo. Ao mostrar quem pede favores, ela nos permitirá verificar a extensão do fenômeno clientelista na passagem do Império para a República. Ao indicar as razões dos pedidos e a linguagem em que são formulados, ela nos revelará os valores e as percepções sobre os quais se assentava a prática clientelista. Ela nos revelará a razão clientelista." |
|
dc.language.iso |
Português |
en_US |
dc.publisher |
Rio de Janeiro: Dados, 2000. |
en_US |
dc.subject |
Clientelismo |
|
dc.subject |
Política brasileira |
|
dc.subject |
Barbosa, Rui, 1849-1923 |
|
dc.title |
Rui Barbosa e a razão clientelista |
en_US |
dc.type |
Artigo |
en_US |
dc.creator.afiliacao |
Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) |
en_US |
dc.description.abstract |
Rui Barbosa and the Patron-Client Relation
In a discussion of the patron-client relation within Brazilian politics, the article takes as an example political favors asked of Rui Barbosa when he was the provisional government s Minister of the Treasury. It endeavors to demonstrate how the prevalence of patron-client values and practices carried over from the monarchy to the Republic. The argument is posed that patronage, from which the patron-client relation derives, was deeply embedded in Brazilian society and from there moved into politics. As a consequence, egalitarian values and the notion of res publica, which in thesis should have been an integral part of the new regime s practices, did not find propitious ground upon which to develop. Citizens became "doutor cidadão", while politicians became "cousin and friend". |
|
dc.subject.en |
Patron-client relation |
|
dc.subject.en |
Brazilian politics |
|
dc.subject.en |
Patronage |
|
dc.subject.en |
Barbosa, Rui, 1849-1923 |
|
dc.subject.fr |
Clientélisme |
|
dc.subject.fr |
Politique brésilienne |
|
dc.subject.fr |
Système de favoritisme |
|
dc.subject.fr |
Barbosa, Rui, 1849-1923 |
|
dc.provenance |
Textos online |
|