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"Mi Buenos Aires querido": o tango como expressão da nacionalidade argentina nas políticas culturais do regime peronista (1946/1955)

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dc.contributor.author Santos, Raquel Paz dos
dc.date.accessioned 2024-05-18T21:06:41Z
dc.date.available 2024-05-18T21:06:41Z
dc.date.issued 2011
dc.identifier.citation Santos, Raquel Paz dos. "Mi Buenos Aires querido": o tango como expressão da nacionalidade argentina nas políticas culturais do regime peronista (1946/1955). In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL POLÍTICAS CULTURAIS: teoria e práxis, 2. : 2011. set. 21-23 : Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2011. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/20.500.11997/18487
dc.description.sponsorship Professora do Programa de Pós-Graduação em História Comparada, Coordenadora do Laboratório de Estudos Brasil na América do Sul/TEMPO, Pesquisadora do Laboratório de Estudos da América Latina/LEAL/UFRJ. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Rio de Janeiro. Fundação Casa de Rui Barbosa pt_BR
dc.subject Tango pt_BR
dc.subject Política cultural pt_BR
dc.subject Peronismo pt_BR
dc.subject Memória Nacional pt_BR
dc.title "Mi Buenos Aires querido": o tango como expressão da nacionalidade argentina nas políticas culturais do regime peronista (1946/1955) pt_BR
dc.type Article pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo analisa as políticas culturais do governo de Juan Perón (1946-1955), visando à difusão e exalação do tango símbolo da nacionalidade argentina. Tratava-se de uma estratégia dos ideólogos do regime de valorização da cultura popular para conquistar o apoio da classe trabalhadora ao projeto de nacionalista. Para tanto discorreremos sobre as origens históricas desse gênero musical e analisaremos a sua incorporação a cultura política criada pelo regime visando à construção de uma memória nacional. pt_BR


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