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Cultura e Cidadania – O Caso do Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo

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dc.contributor.author Farias, Camila Cavalcante
dc.contributor.author Goulart, Jefferson O.
dc.date.accessioned 2024-05-22T22:35:26Z
dc.date.available 2024-05-22T22:35:26Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.citation FARIAS, Camila Cavalcante; GOULART, Jefferson O.. Cultura e Cidadania – O Caso do Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL POLÍTICAS CULTURAIS, 3. : 2012. set. 19-21 : Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2012. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/20.500.11997/18516
dc.description.sponsorship 1Mestranda no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade – UFBA. E-mail: camicf@gmail.com 2 Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Departamento de Ciências Humanas da FAAC/UNESP e pesquisador do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC) . E-mail: jgoulart@faac.unesp.br pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Rio de Janeiro. Fundação Casa de Rui Barbosa pt_BR
dc.subject Cidadania pt_BR
dc.subject Esfera Pública . pt_BR
dc.subject Centro Cultural do Banco do Brasil pt_BR
dc.subject Cultura pt_BR
dc.subject Comunicação pt_BR
dc.title Cultura e Cidadania – O Caso do Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo pt_BR
dc.type Article pt_BR
dc.description.abstract O artigo tem como argumento temático as atuais políticas culturais e analisa empiricamente as ações da unidade paulistana do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). O objetivo é interpretar como essa instituição opera o fomento à cultura no contexto da normatização cultural no Brasil. A articulação institucional entre Banco do Brasil e seu Centro Cultural enseja algumas particularidades no campo da difusão cultural, pois o status institucional do CCBB condiciona de maneira decisiva as formas como transcorrem as relações com produtores culturais, o público consumidor e com seu respectivo mantenedor. Trata-se de um estudo baseado em pesquisa bibliográfica e na abordagem dialética de análise. Conclui-se que ao consentir um laissez-faire cultural, o Estado admite que o mercado imponha sua lógica à cultura, de modo que o objeto empírico do artigo pode ser caracterizado como um exemplo dessa dinâmica. pt_BR


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