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Cultura, educação e “segurança pública” ou bem-viver social

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dc.contributor.author Gioseffi, Maria Cristina da Silva
dc.date.accessioned 2024-05-28T15:39:06Z
dc.date.available 2024-05-28T15:39:06Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.citation GIOSEFFI, Maria Cristina da Silva. Cultura, educação e “segurança pública” ou bem-viver social. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL POLÍTICAS CULTURAIS, 3. : 2012. set. 19-21 : Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2012. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/20.500.11997/18557
dc.description.sponsorship Coordenadora de Projetos Sócio-culturais do Instituto Galpão da Gamboa. mariacristinag@gmail.com pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Rio de Janeiro. Fundação Casa de Rui Barbosa pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Culturas pt_BR
dc.subject Trabalho pt_BR
dc.subject Gestão Pública pt_BR
dc.subject Segurança pt_BR
dc.title Cultura, educação e “segurança pública” ou bem-viver social pt_BR
dc.type Article pt_BR
dc.description.abstract O texto apresenta idéias de cultura para gestão e criação de novos sentidos para a Educação. Trata-se de uma compreensão mais abrangente desses termos. Entender o que é cultura depende de educação? Ou será o contrário? Atuando em uma Organização Social que nasce em íntima relação com a arte teatral, percebemos a “descontinuidade”, entre esses “planos de significados”: cultura e educação. O sentido de cultura permite desdobramentos: Kultur, Culture, Civilisation, entre outros. No entanto, a compressão deste conceito se distancia, cada vez mais, da sua etimologia: cultura deriva da natureza. Para K. Marx o ser humano está alienado da natureza, dos outros homens e de si mesmo porque se tornou incapaz de perceber o poder criativo do Trabalho. Então, pensamos a Educação, o Trabalho e a Cultura como um Projeto Criativo para o Bem-Viver Social. pt_BR


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