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A agenda transnacional da UNESCO e as políticas públicas de cultura do MINC (2003-2010)

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dc.contributor.author Silva, Regina Helena Alves da
dc.contributor.author Dutra, Roger Andrade
dc.date.accessioned 2024-05-28T20:53:12Z
dc.date.available 2024-05-28T20:53:12Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.citation SILVA, Regina Helena Alves da; DUTRA, Roger Andrade. A agenda transnacional da UNESCO e as políticas públicas de cultura do MINC (2003-2010). In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL POLÍTICAS CULTURAIS, 3. : 2012. set. 19-21 : Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2012. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/20.500.11997/18565
dc.description.sponsorship 1 Doutora em História Social, UFMG regina.helena@gmail.com 2 Doutor em História Social, CEFET-MG mobilitas@gmail.com pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Rio de Janeiro. Fundação Casa de Rui Barbosa pt_BR
dc.subject Política cultural pt_BR
dc.subject Política pública pt_BR
dc.subject Cultura pt_BR
dc.subject Produção Cultural pt_BR
dc.subject Direito à Cultura pt_BR
dc.title A agenda transnacional da UNESCO e as políticas públicas de cultura do MINC (2003-2010) pt_BR
dc.type Article pt_BR
dc.description.abstract Neste trabalho, examinamos as ações empreendidas pelo Ministério da Cultura (MinC), entre 2003 e 2010. Discutimos traços de continuidade identificáveis entre as gestões FHC e Lula. O modelo das Leis de Incentivo e a condução de programas através de editais, conformaram a opção por uma política de financiamento da cultura através de projetos, cabendo ao Estado apenas as funções de seleção de propostas e fiscalização da execução de planos de trabalho. Subjacente ao abandono da discussão conceitual sobre a cultura brasileira, consolidou-se gradativamente a adoção de políticas de cultura concebidas no âmbito de organismos transnacionais, tais como a UNESCO, reduzindo as políticas públicas de cultura às diretrizes do que vem sendo conhecido como “economia da cultura” e efetivando a ação pública no Brasil como simples instância indutora da produção de mercadorias culturais voltadas para o mercado globalizado. pt_BR


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