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dc.contributor.author | Gillman, Anne | |
dc.date.accessioned | 2024-06-27T17:19:19Z | |
dc.date.available | 2024-06-27T17:19:19Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.identifier.citation | GILLMAN, Anne. Música, raça e nação: políticas culturais dos Estados Unidos na época da Guerra Fria e do Brasil na era Vargas. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL POLÍTICAS CULTURAIS, 5. : 2014 maio 7-9 : Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2014. Organizadores: Lia Calabre, Mauricio Siqueira, Adélia Zimbrão. Rio de Janeiro, RJ, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11997/18678 | |
dc.description.sponsorship | Estudante de doutorado em Ciências Políticas no Johns Hopkins University; gillman.anne@gmail.com | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Rio de Janeiro. Fundação Casa de Rui Barbosa | pt_BR |
dc.subject | Samba | pt_BR |
dc.subject | Jazz | pt_BR |
dc.subject | Políticas raciais | pt_BR |
dc.subject | Políticas culturais | pt_BR |
dc.title | Música, raça e nação: políticas culturais dos Estados Unidos na época da Guerra Fria e do Brasil na era Vargas | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
dc.description.abstract | Como podemos entender o papel do Estado na promoção da música negra como constitutivo da identidade nacional, quando simultaneamente permite políticas e práticas de opressão racial? Qual é o impacto destas políticas culturais sobre as lutas pela igualdade? Para responder a estas questões, este trabalho analisa o cultivo do samba sob o regime Vargas entre 1930 e 1945 por um lado, e o programa de diplomacia de jazz dos Estados Unidos entre 1954 e 1968 por outro. Em ambos períodos, os estados avançavam políticas culturais para cultivar apoio a uma determinada idéia da nação. Por entanto, uma análise cultural complica nossa compreensão da relação entre elites estatais e comunidades negras, destacando o papel ambíguo de artistas negros e observando as maneiras pelas quais eles negociavam esse status de “fora/dentro”. | pt_BR |