Resumo:
A presente dissertação tem como principal objeto de pesquisa o arquivo pessoal de Nelson Pereira dos Santos na Academia Brasileira de Letras, finalizando o trabalho com um estudo de caso da documentação do filme "Rio, 40º". O estudo busca compreender como esses arquivos podem refletir eventos sociais, como a censura cinematográfica, e sua relevância para a liberdade de expressão. Aborda também a lacuna de estudos sobre arquivos pessoais e direitos humanos na Arquivologia. O arquivo de Nelson revela dinâmicas sociais e políticas, além de lutas transnacionais por direitos humanos e justiça social por um lado e, por outro ,nos revela as dinâmicas do ofício de fazer cinema. Os resultados destacam a importância dos arquivos pessoais na compreensão da história e cultura, ressaltando a necessidade de mais pesquisas nessa área, apresentando algumas pistas ou trilhas para pesquisas futuras. As conclusões enfatizam a relevância dos arquivos na preservação da memória coletiva e na defesa da liberdade de expressão, contribuindo para uma compreensão mais profunda da sociedade brasileira.
Descrição:
Banca examinadora: Lia Calabre, FCRB, (orientadora); Antonio Herculano Lopes, FCRB (coorientador); Eula Dantas Taveira Cabral, FCRB (membro interno suplente); João Marcus Figueiredo Assis, UNIRIO,(membro externo titular)