RUBI: Envíos recientes

  • Martins, Luiz Paulo Leitão (Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2012, 2012)
    Este ensaio investiga o lugar da diferença na constituição da teoria psicanalítica. Dividido em três partes centrais, começará definindo a centralidade da experiência de Sigmund Freud com a histeria no início de sua ...
  • Maia, Andréa Casa Nova (Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2012, 2012)
    O contraste entre a cidade celebrada e cidade submersa não é novo no Rio de Janeiro. Enchentes eram familiares aos moradores da cidade já no século XIX e vêm se repetindo, com crescente intensidade, ao longo dos séculos ...
  • Costa, Maria de Fátima (Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2012, 2012)
    Uma expressão simbólica muito utilizada pelas sociedades indígenas é a pintura corporal. Tomando seus corpos como suporte, os índios costumam cobrir a pele com linhas coloridas, demarcando assim sua identidade étnica. Esses ...
  • Câmara, Ana Christina Vieira Zarco (Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2012, 2012)
    O presente artigo aborda a temática da subjetividade na estética dos elementos desenvolvida de forma fragmentada pelo filósofo francês Gaston Bachelard, com especial atenção às suas análises pictóricas. Nosso objetivo é ...
  • Merhy, Silvio Augusto (Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2012, 2012)
    Os ataques desferidos contra o gênero bolero no final dos anos 1950 no Rio de Janeiro, sob os auspícios da bossa nova, foram desfechados com base em uma argumentação que criticava o gosto musical do público. Em anos ...
  • Pereira, Avelino Romero (Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2012, 2012)
    Uma grande variedade de títulos de composições e de depoimentos atribui ao tango uma sensibilidade queixosa, nostálgica e melancólica. A música de Astor Piazzolla não é indiferente ao tom geral, e ele reconhece uma espécie ...
  • Rezende, Gabriel S. S. Lima (Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2012, 2012)
    Este artigo discute alguns desdobramentos do tema “razão e subjetividade nas ciências e nas artes” na sociologia da música de Max Weber. Tal discussão se desenvolve em três momentos. Inicialmente, são abordadas as relações ...
  • Siciliano, Tatiana (Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2012, 2012)
    Utilizando-se, como material empírico, narrativas autorreferenciais de Artur Azevedo (1855–1908), buscar-se-á analisar a construção subjetiva do autor como um “homem de teatro” e “um homem de letras”, identificando os seus ...
  • Mello, Luiza Larangeira da Silva (Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2012, 2012)
    Na virada do século XIX para o XX, muitos intelectuais e artistas buscaram alternativas à experiência de um mundo excessivamente racionalizado, resultado de um processo histórico de individualização e homogeneização das ...
  • Duarte, João de Azevedo e Dias (Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2012, 2012)
    Este artigo analisa ideias e representações sobre a amizade veiculadas por textos teórico-prescritivos e de ficção dos séculos XVII e XVIII, concentrando-se na noção setecentista da amizade sentimental. Esta se insere em ...
  • Almeida, Alexandre Bebiano de (Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2012, 2012)
    Este artigo apresenta e traduz três cartas que Marcel Proust escreveu a leitores e críticos de seu No caminho de Swann, publicado em novembro de 1913. O artigo expõe a acolhida que a crítica reservou ao primeiro volume do ...
  • Souza, Eneida Maria de (Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2012, 2012)
    Com o objetivo de discorrer sobre a prática de um saber de segunda mão e afeito à bricolagem, o que caracteriza, em grande parte, o trabalho da crítica e da literatura nos dias atuais, pretendo desenvolver a relação entre ...
  • Rouchou, Joëlle; Guimarães, Júlio Castañon (Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2007, 2007)
    Autor de romances como Em liberdade e Stella Manhattan e de obras de crítica como Uma literatura nos trópicos, Nas malhas da letra e O cosmopolitismo do pobre, Silviano Santiago foi também professor universitário, tendo ...
  • Gusmão, Luís de (Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2007, 2007)
    Quando falamos de uma investigação acerca da vida social concebida em seu conjunto, na integralidade de seus múltiplos e diversos aspectos, em toda a sua concretude, podemos estar falando de coisas diversas, de empreendimentos ...
  • Joutard, Philippe (Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2007, 2007)
    Iniciemos pelo mais simples, recordando alguns traços que diferenciam memória e história, mesmo se tal coisa parecer elementar ou banal. Ambas têm em comum a representação do que foi não é mais. Contudo, a ligação delas ...
  • Guimarães, Júlio Castañon (Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2007, 2007)
    Diz-se que Bonnard era movido por tal necessidade de aperfeiçoar seu trabalho que chegou a retocar quadros seus já instalados em museus. Mais do que pela atitude do artista, o registro pode interessar por focalizar o fato ...
  • Londres, Cecília (Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2007, 2007)
    As políticas de Estado para a cultura no Ocidente têm como um de seus pilares a preservação do patrimônio histórico e artístico nacional, questão que motivou a intervenção pioneira ocorrida no século XVIII, na França, a ...
  • Antonio Augusto Passos Videira (Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2007, 2007)
    Quando analisada a partir de sua situação presente nos dias de hoje, creio ser disseminada a sensação de que a história da ciência passa por um período de transformações conceituais e metodológicas. Para alguns historiadores ...
  • Oliveira, Cláudia (Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2007, 2007)
    Planejadores e reformadores urbanos, no início do século XX, percebiam a capital federal como um lugar cuja mobilidade e ordenamento estavam bloqueados e obstaculizados por uma cidade “arcaica”, que seguira um modelo de ...
  • Coelho, Eduardo (Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2007, 2007)
    Manuel Bandeira entrelaça, nos ensaios de De poetas e de poesia, suas aptidões crítica e artística. Interligar atividades, numa permutação riquíssima, foi um solo fértil para quem esteve do lado de dentro da experiência ...