Centro de Referência de Políticas Culturais

 

Centro de Referência de Políticas Culturais


O Repositório do Centro de Referência de Políticas Culturais da Fundação Casa de Rui Barbosa é uma das ações da Cátedra UNESCO que tem por objetivo disponibilizar em formato aberto e livre fontes documentais sobre o campo, para favorecer o desenvolvimento dos estudos sobre política de cultura no Brasil.

O repositório é parte integrante do Repositório Rui Barbosa de Informações Culturais (RUBI), e conta com um acervo documental de várias naturezas e proveniências, como legislação ministerial, relatórios técnicos, material de divulgação, produção acadêmica. A intenção é que o repositório seja uma grande base em constante crescimento, que possa ser alimentada pela rede de colaboradores da Cátedra e interessados na temática.

*A SELEÇÃO E INCLUSÃO DE INFORMAÇÕES É DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DO SETOR DE POLÍTICAS CULTURAIS.

Subcomunidades en esta comunidad

  • Materiais da Cátedra UNESCO de Políticas Culturais e Gestão, Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB).
  • Órgãos ligados aos governos dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios responsáveis pela gestão pública da cultura.
  • Órgãos do Governo Federal responsáveis pela gestão da área da cultura a partir de 1930 – Ministérios, secretarias e departamentos.
  • A presente comunidade refere-se às políticas culturais e à gestão da cultura dos organismos públicos e das sociedades internacionais: do MERCOSUL, das Américas, IberCultura e outros
  • Estudos diversos produzidos a partir de atividades acadêmicas.
  • Materiais e estudos diversos produzidos no âmbito das atividades desenvolvidas pelo Setor de Pesquisa em Políticas Culturais da Fundação Casa de Rui Barbosa.
  • Organismos de diversas naturezas, organizados e coordenados pela sociedade civil com atuação na área de políticas culturais e gestão da cultura.

Envíos recientes

  • ONU (1966)
    Tratado multilateral adotado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 16 de dezembro de 1966 e em vigor desde 3 de janeiro de 1976. O acordo diz que seus membros devem trabalhar para a concessão de direitos econômicos, ...
  • CABRAL, Eula Dantas Taveira; RODRIGUES, Karen B. S.; CELESTINO, Juliana M. R.; FURLANI, Danielle F. R. (2020)
    Trata-se de manual de posdcasts do Grupo de Pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura, destacando a importância do podcast na difusão do conhecimento científico.
  • CABRAL, Eula Dantas Taveira; SANTOS, Renata M. B. dos (2020)
    Trata-se de manual produzido para transmissões de eventos online para o grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC).
  • CABRAL, Eula Dantas Taveira; CABRAL FILHO, Adilson Vaz (2016)
    Trata-se de artigo cujo objetivo é compreender as formas de ação da sociedade civil no momento de concentração de mídias no Brasil.
  • CABRAL, Eula Dantas Taveira; DOURADO, Jacqueline Lima (org.); LOPES, Denise Maria Moura da Silva (org.); MARQUES, Renan da Silva (org.) (2016)
    Trata-se de livro com diversos capítulos de diferentes autores que trata temas no campo de estudos de jornalismo.
  • CABRAL, Eula Dantas Taveira; CABRAL FILHO, Adilson Vaz; RAMOS, Murilo César; MELO, Patricia Bandeira de; PIERANTI, Octavio Penna; CASTRO, Marcia Correa e (2018)
    Trata-se de livro com diversos capítulos de diferentes autores, que busca analisar e entender criticamente os campos midiático e cultural.
  • CABRAL, Eula Dantas Taveira (2015-09)
    Trata-se de artigo no qual trabalhando-se com pesquisas bibliográfica e documental, verificou-se: disputa de grupos que invade barreiras tecnológicas, criados de forma distinta pelas políticas e legislações do país, mas ...
  • CABRAL, Eula Dantas Taveira (2021)
    Trata-se de artigo cujo objetivo é analisar a realidade midiática brasileira, verificando o posicionamento do governo federal, empresários e sociedade civil em relação à concentração da mídia.
  • CABRAL, Eula Dantas Taveira (2016-09)
    Trata-se de artigo cujo objetivo é mostrar como os conglomerados de mídia brasileiros definem suas atuações, sejam locais, regionais, nacionais e/ou globais, a partir das estratégias: regionalização e internacionalização ...
  • CABRAL, Eula Dantas Taveira; CABRAL FILHO, Adilson Vaz; VELOSO, Ana Maria da Conceição; LUCENA, Ana Paula; ANDREATA, Anderson; NAPOLITANO, Carlo José; SOARES JÚNIOR, Creso; VASCONCELOS, Fabíola Mendonça de; DOURADO, Jacqueline Lima; TEIXEIRA, Juliana Fernandes; CARDOSO, Laís Cristine Ferreira; ALMEIDA, Maria Clara Estrêla Oliveira; FOSSÁ, Maria Ivete Trevisan; BASTOS, Pablo; MAURÍCIO, Patrícia; SALDANHA, Patrícia; DIONÍZIO, Priscila Martins; PINTO, Rafaela Caetano; FERNANDES, Rosangela (2019)
    Trata-se de livro onde são mostradas e analisadas as realidades que vêm acontecendo nos últimos anos na América Latina a partir de pesquisas científicas que têm como base os estudos na área de Economia Política da Informação, ...
  • CABRAL, Eula Dantas Taveira; CABRAL FILHO, Adilson Vaz (2020-05)
    Trata-se de artigo no qual diante da nova onda neoliberal posta em marcha em todo mundo e, particularmente na América Latina, busca-se investigar a afirmação de políticas públicas que aproximem a Cultura e a ...
  • CABRAL, Eula Dantas Taveira (2020-01)
    Trata-se de artigo cujo objetivo é mostrar como a comunicação foi registrada nas sete Constituições federais brasileiras e que precisa ser democratizada.
  • CABRAL, Eula Dantas Taveira (2020-11)
    Trata-se de relatório apresentado ao Centro de Pesquisa da Fundação Casa de Rui Barbosa, relativo às atividades solicitadas pelo CP no ano de 2020.
  • CABRAL, Eula Dantas Taveira; SANTOS, Renata M. B. dos (2020)
    Trata-se de manual para transmissões de eventos online, produzido pelo Grupo de Pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura.
  • CABRAL, Eula Dantas Taveira; RODRIGUES, Karen B. S.; CELESTINO, Juliana M. R.; FURLANI, Danielle F. R. (2020)
    Trata-se de um manual para produção de podcasts produzido pelo Grupo de Pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura, no qual destaca a importância do podcast na difusão do conhecimento científico.
  • CABRAL, Eula Dantas Taveira (2020)
    Trata-se de artigo publicado pela Fundação Casa de Rui Barbosa de autoria da Dra. Eula Dantas Taveira Cabral, cujo principal objetivo da pesquisa é analisar a concentração da mídia no Brasil e a importância da comunicação ...
  • CABRAL, Eula Dantas Taveira (2021)
    Trata-se de artigo publicado pela revista Cultura, Comunicação e Informação na era digital, da Fundação Casa de Rui Barbosa, de autoria de Dra. Eula Dantas Taveira Cabral, cujo principal objetivo da pesquisa é mostrar como ...
  • CABRAL, Eula Dantas Taveira (2021)
    O documento trata-se do planejamento referente ao ano de 2021 do Grupo de Pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC), da Fundação Casa de Rui Barbosa.
  • CABRAL, Eula Dantas Taveira; CABRAL FILHO, Adilson Vaz; URETA, Ainara Larrondo; MEDRADO, Andrea; BRAYNER, Aquiles; FREIRE, Cintia Augustinha dos Santos; VACA, Daniela Silvana Blanco; FURLANI, Danielle Fernandes Rodrigues; MESQUITA, Débora de Castro Moreira; AZEVEDO, Gabriela; RODRIGUES, Karen B. Santarem; BACH, Juliana; TEIXEIRA, Juliana Fernandes; CELESTINO, Juliana Meneses Rocha; NASCIMENTO, Luana Matos do; MARTINS, Madalena Schmid; GUEDES, Maria Eduarda Cardozo; TRINDADE, Mariana Martins; MACHADO, Monica; GAMA, Ronaldo Nogueira da; ROSA, Rondon Marques; ALVES, Thainá Queiróz (2020)
    Trata-se do e-book produzido pelo Grupo de Pesquisa de Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC), da Fundação Casa de Rui Barbosa, junto com o Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência (EMERGE), ...
  • CABRAL, Eula Dantas Taveira; CABRAL FILHO, Adilson Vaz; FREIRE, Cintia Augustinha dos Santos; FURLANI, Danielle Fernandes Rodrigues; TRINDADE, Denise Jorge; RODRIGUES, Karen B. Santarem; LEAL FILHO, Laurindo Lalo; FIRMINO, Leonardo Magalhães; CELESTINO, Juliana Meneses Rocha; CESAR, Larissa de Oliveira; MOREIRA, Leticia; NASCIMENTO, Larissa de Oliveira; MARTINS, Madalena Schmid; GUEDES, Maria Eduarda Cardozo; SILVA, Marilda Samico da; ALMEIDA, Regina Célia Bichara Varella de; FERNANDES, Rosangela de Jesus; ALVES, Thainá Queiróz (2020)
    Trata-se de e-book produzido pelo Grupo de Pesquisa da Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC), da Fundação Casa de Rui Barbosa, com diversos capítulos de diferentes autores a respeito dos campos da comunicação, ...

Más