Louis Confort Tiffany foi o filho do fundador da FIFTH AVENUE TIFFANY AND CO. e começou sua carreira como pintor, logo após a guerra civil nos Estados Unidos. Suas obras como pintor eram assinadas a principio L. Tiffany e depois Louis C. Tiffany, assinatura essa que usou quase sempre. As telas pequenas eram eventualmente assinadas L.C.T. O nome Tiffany Studios foi usado pela primeira vez em 1900 e portanto qualquer artigo com essa inscrição data do século XX. Entretanto, em 1900, a empresa já contava mais de 20 anos. O seu primeiro nome usado de 1879 a 1885 foi "Louis C. Tiffany And Co. Associated Artists". O titulo Associated Artists reportava àqueles artesãos que se ligaram a Tiffany, aceitando sua orientação na confecção de artigos decorativos. Depois de 1885, e até 1892, a empresa chamou-se Tiffany Glass and Decorating Co. De 1892 a 1900, chamou-se Tifany Glass and Decorating Co. Um outro nome adotado no período foi Allied Arts Co. Os objetos marcados com o monograma TG & Co. ou com as palaras Tiffanys Studios foram produzidas entre 1898 e 1902. Anteriormente a 1890, os produtos Tiffany destinavam-se principalmente ao consumo individual. Não visava ainda o consumo em massa e por esse motivo, não existia a propaganda ou mesmo catálogo de preços. Durante a década de 90, apenas seis peças de material promocional foram distribuídas. Os estudios Tiffany caracterizaram-se pela confecção de peças decorativas em metal e vidro. Os artigos produzidos em série eram numerados e marcados com o logotipo da firma.A palavra Fravile é uma criação Tiffany e se aplica a todos aqueles objetos produzidos sob a supervisão direta de L. C. Tiffany. Sua patente foi registrada em 1894. A palavra não se origina, como se pensava, da palavra alemã que designa cor, mas sim da palavra inglesa Fabrile, que significa "feito a mão", em 1892 foi usada ainda a palavra Fabrile, depois mudada para Favrile, a fim de que fosse uma palavra única e marcante. Durante as primeiras décadas do século XX a Tiffany criou mais de quinze padrões decorativos diferentes, utilizados em série de objetos de escritório confeccionados em metal - bronze ou cobre - e trabalhados por incisão ou relevo. Essas séries englobavam, além dos objetos que fazem parte do acervo da Casa de Rui Barbosa, calendários, agendas, porta-penas, caixinhas, escaninhos, porta-retratos, mata-borrões, espátulas, pesos de papel, cinzeiros e luminárias. Na verdade esses objetos não formavam conjuntos pré-determinados. Eram produzidos, apreçados e vendidos individualmente, cabendo ao comprador formar o seu próprio conjunto, de acordo com o padrão decorativo do seu gosto. Dentre os padrões decorativos fabricados estão o Abalone e o Zodiac, que figuram no acervo da Casa de Rui Barbosa
O estilo Art-deco possivelmente foi influenciado pelos figurinos da Cia. de Balé de Diaghilev, os Ballets Russes, foi especialmente dedicado à decoração e marcou o século XX no período entre guerras. Caracterizado pela geometrização, adotou como motivos principais as flores, frutos, os animais em movimento, raios de sol e relâmpagos estilizados. A descoberta do túmulo de Tutancamon em 1923 tornou a influência egípcia também predominante. Depois, nos anos 30 as formas geométricas que faziam com que os motivos decorativos se tornassem angulares, tornaram-se elas próprias os elementos decorativos - a geometria pura tornou-se a mania decorativa da época. Distinguiam-se duas escolas no art deco: a dos desenhistas de moda e a dos decoradores - voltados para a produção de moda e objetos supérfluos tais como acessórios femininos - frascos de perfume, caixas de pó, bijuterias, jóias, cigarreiras. E o grupo dos revolucionários cuja estética predominou nos anos 30, ligada às escolas de Arquitetura. Tendo como expoente máximo le Corbusier, reivindicavam a pureza das linhas e uma estética voltada para a máquina. A estética do Art-deco foi bastante aplicada à área da indústria, porém o progresso, exigindo a remodelação constante das fábricas fez com que a maioria desses artigos se perdessem. Perduraram, como testemunhos do estilo, apenas os objetos acessórios, o mobiliário e a arquitetura
A firma Tiffany Studios caracterizou-se durante o final do século XIX e o início do século XX, pela produção de peças utilitárias e decorativas em metal e vidro. Criada em 1879 com o nome de Fifth Avenue Tiffany and Co., dedicou-se até 1890 apenas ao consumo individual e personalizado. A partir dessa data, já sob a orientação de Louis C. Tiffany, filho do fundador, a empresa passou à produção em larga escala, imprimindo na base das peças o nome Tiffany Studios (New York) e o número de série. Passaram também, então, a ser impressos folhetos de propaganda e catálogo de preços. Em 1913, a firma desenvolveu um novo tipo de vidro prensado, chamado Favrile Fabrique ou Tiffany Linefold (linho dobrado). Esse vidro, que imitava tecido, foi usado com exclusividade em luminárias como a peça em questão