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Essa tese que analisa as políticas culturais voltadas para a capoeira se preocupou
em investigar através de pesquisa documental, entrevista semi-estruturada, análises
e nexos entre as políticas culturais, a educação e a capoeira. O trabalho objetivou
compreender as consequências das políticas culturais da capoeira, para suas
comunidades, principalmente no que diz respeito a sua formação. A pesquisa
destacou a relação histórica da capoeira com a política e os fatores que a levaram,
por um momento, a fazer parte de ações prioritárias nas políticas culturais do
Governo, culminando no seu reconhecimento como patrimônio imaterial do Brasil.
Aponta também os avanços, a estagnação e os retrocessos desse processo que
ainda encontra-se em andamento, através dos projetos: Cultura Viva, Capoeira Viva
e das ações de reconhecimento e salvaguarda da capoeira. Foram averiguadas
contribuições para o processo educacional das iniciativas de fomento, assim como a
ausência de estratégias para sua continuidade e democratização das produções.
Apontamos que as ferramentas que constituem os processos de editais necessitam
adequações para proporcionar autonomia às comunidades que compõe o universo
diversificado da capoeira. Ficaram constatadas que o processo de reconhecimento
apesar de se originar nas bases dos coletivos de capoeira, não significou ampla
participação desta, assim também como precisam ainda ser amplamente divulgados
e democratizados as ações de sua salvaguarda. Possibilidades de qualificação e
avanços nas políticas culturais voltadas para a capoeira foram indicadas na tese no
intuito de contribuir com os novos caminhos que esta manifestação irá trilhar. |
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