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Desenvolvimento e gestão pública: a racionalização do procedimento de autorização de concurso público

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dc.contributor.orientador Fiuza, José Fernando Cruz
dc.contributor.author Moraes, Marcelo Viana Estevão de
dc.date.accessioned 2017-01-02T14:40:54Z
dc.date.available 2017-01-02T14:40:54Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.citation MORAES, Marcelo Viana Estevão de. Desenvolvimento e gestão pública: a racionalização do procedimento de autorização de concurso público. 2010. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)--Escola Superior de Guerra, Rio de Janeiro, 2010. pt_BR
dc.identifier.uri http://rubi.casaruibarbosa.gov.br/handle/123456789/1650
dc.description "Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia apresentado ao Departamento de Estudos da Escola Superior de Guerra como requisito à obtenção do diploma do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia." pt_BR
dc.description.resumo "O procedimento atual de autorização para realização de concurso público no âmbito do poder executivo federal deve ser revisto com base no princípio estratégico da eficácia. Um novo procedimento deve ser adotado com autorização prévia baseada no dimensionamento global da força de trabalho das organizações. A concessão de maior autonomia para as organizações para a reposição de funcionários deve melhorar a gestão de pessoas na administração federal. A proposta se insere em um contexto mais amplo de discussão e proposição de medidas voltadas para o aumento da eficiência, da eficácia e da efetividade da gestão pública, tendo em vista a Carta de Brasília da Gestão Pública e a Agenda Nacional de Gestão Pública. O aperfeiçoamento da gestão deve dotar o Estado brasileiro de uma estrutura inteligente, com processos mais racionais que permitam a coordenação e a execução célere de suas ações na consecução de um projeto nacional de desenvolvimento que amplie o poder efetivo do Brasil e aumente a sua projeção e a da América do Sul no cenário global, mediante a adoção de uma estratégia regional de desenvolvimento articulada com o setor privado que aproveite as oportunidades para a restruturação competitiva do sistema produtivo."
dc.language.iso Português pt_BR
dc.subject Desenvolvimento pt_BR
dc.subject Gestão Pública pt_BR
dc.subject Concurso Público pt_BR
dc.subject Projeto nacional
dc.subject Eficácia
dc.subject Eficiência
dc.subject Efetividade
dc.subject Estratégia
dc.subject Integração regional
dc.title Desenvolvimento e gestão pública: a racionalização do procedimento de autorização de concurso público pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de curso pt_BR
dc.degree.instituicao Escola Superior de Guerra
dc.degree.local Rio de Janeiro
dc.description.abstract "The current procedure for authorization of a public tender under the federal executive branch should be reviewed on the basis of strategic effectiveness. A new procedure should be adopted with prior authorization based on sizing of the workforce of the organizations. The granting of greater autonomy to the organizations for the replacement of employees must improve people management in the federal administration. The proposal is part of a broader discussion of measures aimed at increasing effectiveness and efficiency of public administration, in view of the Brasilia Declaration of Public Management and the National Agenda for Public Management. The improvement of the administration should give the Brazilian state an intelligent structure, with more streamlined processes that enable rapid implementation and coordination of their actions in pursuing a national development project that increases the effective power of Brazil and increase its projection and the South America on the global stage, by adopting a regional development strategy articulated with the private sector to seize opportunities for competitive restructuring of the productive system."
dc.subject.en National Project
dc.subject.en Development
dc.subject.en Public Management
dc.subject.en Tender
dc.subject.en Effectiveness
dc.subject.en Efficiency
dc.subject.en Strategy
dc.subject.en Regional integration
dc.degree.programa Departamento de Estudos da Escola Superior


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