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dc.contributor.author | SOUSA, Francisco das Chagas Alexandre Nunes de | |
dc.date.accessioned | 2020-06-09T20:44:05Z | |
dc.date.available | 2020-06-09T20:44:05Z | |
dc.date.issued | 2008 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11997/16639 | |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Políticas Culturais | pt_BR |
dc.subject | Sociedade Civil | pt_BR |
dc.subject | Espaço Público | pt_BR |
dc.subject | Comunicação Alternativa | pt_BR |
dc.subject | Juventude | pt_BR |
dc.title | Políticas Culturais e juventude: | pt_BR |
dc.title.alternative | Tensões e mediações construindo o jornalismo estudantil | pt_BR |
dc.type | Thesis | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho analisa a construção do Jornalismo Estudantil feito por grupos de estudantes de ensino médio nas escolas públicas do Ceará através da ONG Comunicação e Cultura. Pretendeu-se, com isto, compreender e interpretar o caráter singular do espaço que esse tipo de mídia proporciona ao fomentar teias complexas de relações e significados muitas vezes conflitantes entre jovens e gestores educacionais, ao mesmo tempo em que põem em movimento suas políticas de cultura ao articular-se com bandeiras minoritárias e outras movimentações de juventude fora da escola. Para analisar este laço constitutivo entre as diversas e divergentes culturas e políticas emergentes naquele espaço público recorreu-se às reflexões de autores como Antônio Gramsci, Hannah Arendt e Jesus Martin-Barbero. Foram analisados discursos e ações dos sujeitos envolvidos na produção de jornais entre os anos de 2004 e 2005 nas escolas do município de Maracanaú, localizado na Região Metropolitana de Fortaleza, perfazendo um total de cinco grupos ou Clubes do Jornal. | pt_BR |