dc.description.abstract |
A pesquisa em questão, que tem por título: “Políticas Afirmativas e a Identidade
Quilombola na Escola: a Lei 10.639/2003 em São Braz/ Santo Amaro - Bahia” trata dos temas
memória, identidade e políticas afirmativas, avaliando a Escola como local de mobilização e
formação da consciência de identidade quilombola. Deste modo, ela dialoga com o
entendimento de identidade política e negra, movimentos sociais, políticas culturais e
afirmativas. A metodologia proposta para este estudo, baseia-se nas análises de cunho
exploratório e explicativo e a produção dos dados foi realizada por meio de pesquisa
bibliográfica, documental, assim como pela pesquisa de campo, através da análise dos
questionários aplicados aos alunos e professores da Escola Municipal Ana Judite de Araújo
Melo, localizada na comunidade. Este trabalho refletiu sobre a situação das Comunidades
Quilombolas no Brasil e as formas como a sociedade civil, o Estado e as próprias
comunidades lidam com a dimensão do conceito de identidade quilombola. |
pt_BR |