Abstract:
Esta dissertação resulta de estudo de caso único realizado na EMEIF Prof. Monteiro de Moraes, em
Fortaleza, capital do Estado do Ceará, Brasil, e busca compreender se há relação entre as políticas
culturais e as práticas pedagógicas dos professores. A pergunta que orienta e conduz a investigação
indaga se há relação entre as políticas culturais propostas pela Secretaria de Cultura de Fortaleza, no
período 2007 a 2010, e as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores da escola. Com base
neste ponto foi definido o objetivo geral da pesquisa: investigar como as políticas culturais de
Fortaleza, no período de 2007 a 2010, foram estabelecidas, desenvolvidas, modificadas e avaliadas no
contexto da EMEIF Prof. Monteiro de Moraes; e os específicos decorrem do geral: identificar os
processos de elaboração das políticas públicas de cultura e de educação para a cidade de Fortaleza;
conhecer as políticas culturais de Fortaleza, no período 2007 a 2010; observar se as práticas
pedagógicas desenvolvidas pelos professores da escola investigada privilegiam as políticas culturais
formuladas para Fortaleza propostas no período entre 2007 a 2010 e compreender como as políticas
culturais e educacionais se articulam. O texto traz na sua abertura a identidade que se guarda com a
temática e a crença que se alimenta a possibilidade de uma escola pública de qualidade trazer também
os motivos que levaram à constituição do PT como agremiação política e a intenção deste Partido em
conduzir a transformação da sociedade. No decorrer do estudo refletiu-se teoricamente acerca das
temáticas cultura, política e políticas culturais, fundamentando-se em conceitos formulados por alguns
pesquisadores especialistas. Para introduzir as políticas culturais, descreve-se em breve histórico a
constituição dessas políticas em um recorte temporal do governo Geisel ao governo Lula. Com suporte
neste estudo, introduz-se o debate promovido pelas três conferências municipais de cultura, realizadas
em Fortaleza, relacionando-as com o Plano Nacional de Cultura: diretrizes gerais – 2008, e o Plano
Municipal de Educação de Fortaleza - 2007, elaborado para um período de dez anos. Nesse exercício,
procura-se identificar as interfaces das políticas públicas de educação e cultura e os processos de
consulta em que foram formuladas. Os resultados da pesquisa estão apresentados em gráficos,
seguidos de análise qualitativa, resultante da aplicação dos vários instrumentos de coleta de dados.O
estudo adentrou concepções pedagógicas críticas e as apresenta como possibilidades para a escola
pública de Fortaleza comprometida com a transformação da sociedade.