dc.contributor.orientador |
Medeiros, Ana Lígia |
|
dc.contributor.author |
Soares, Elizabete Alves de Almeida |
|
dc.date.accessioned |
2020-08-21T16:42:02Z |
|
dc.date.available |
2020-08-21T16:42:02Z |
|
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.identifier.citation |
Soares, Elizabete Alves de Almeida |
|
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/20.500.11997/16757 |
|
dc.description.resumo |
A temática desta pesquisa se divide em duas frentes: entender qual o papel da biblioteca
como agente mediador entre a informação e usuário; e como aperfeiçoar a disseminação
da informação científica e tecnológica gerada pela instituição. Entende-se como usuário
o consumidor final dos produtos e serviços gerados e disponibilizados pela biblioteca.
Para desenvolvimento da pesquisa, foram utilizadas as técnicas de análise documental
para a construção do histórico da instituição e da biblioteca. Para a construção do
referencial teórico, foram abordados os seguintes temas: o conceito de biblioteca como
um laboratório onde são encontrados vários tipos de reagentes que, sozinhos, não têm
muita representatividade, mas, quando o bibliotecário faz a combinação do que é
pertinente e demandado pelo usuário, esses reagentes se transformam em conhecimento
aplicado. A biblioteca é também considerada um agregador social haja vista que em seu
ambiente democrático circulam todos os tipos de pessoas, sem exclusão. A metodologia
utilizada foi a de estudo de caso, com questionário de perguntas abertas e fechadas e
este foi aplicado numa amostragem de público selecionada em dois eventos distintos e
relevantes para o processo de disseminação da produção científica e tecnológica da
empresa. Algumas estratégias de atuação foram pensadas ao longo da pesquisa com o
objetivo de acentuar e destacar os serviços prestados. Dentre elas, vale destacar a
criação de um chatbot interativo que simula conversa com o usuário, extraindo dele
informações básicas e relevantes que poderiam facilmente serem usadas para agilizar e
personalizar a oferta de publicações para este usuário. Pretendeu-se, com esta pesquisa,
apresentar uma contribuição à biblioteca da instituição no sentido de fazê-la mais
próxima da satisfação das necessidades de seus usuários e também fazer com que o
processo de disseminação da informação seja mais dinâmico e objetivo, fazendo com
que o usuário tenha em suas mãos a informação relevante no menor tempo possível. |
|
dc.language.iso |
pt |
pt_BR |
dc.subject |
Bibliotecas especializadas |
|
dc.subject |
Bibliotecas e sociedade |
|
dc.subject |
Bibliotecários |
|
dc.subject |
Informação sobre ciência e tecnologia |
|
dc.subject |
Embrapa Agroindústria de
Alimentos |
|
dc.subject.other |
Divulgação |
|
dc.subject.other |
Mediação |
|
dc.subject.other |
Usuário |
|
dc.subject.other |
Biblioteca |
|
dc.title |
A disseminação da informação na Embrapa Agroindústria de
Alimentos: um estudo de caso |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
|
dc.contributor.coorientador |
Vianello, Mauro |
|
dc.contributor.banca |
Medeiros, Ana Lígia (orientadora) |
|
dc.contributor.banca |
Vianello, Mauro (coorientador - EMBRAPA) |
|
dc.contributor.banca |
Gonçalves, Edmar Moraes (FCRB) |
|
dc.contributor.banca |
Sales, Luana Farias (IBICT) |
|
dc.degree.instituicao |
Fundação Casa de Rui Barbosa |
|
dc.degree.level |
Mestra em memória e acervos |
|
dc.degree.data |
2020-05-21 |
|
dc.degree.local |
Rio de Janeiro (RJ) |
|
dc.description.abstract |
A temática desta pesquisa se divide em duas frentes: entender qual o papel da biblioteca
como agente mediador entre a informação e usuário; e como aperfeiçoar a disseminação
da informação científica e tecnológica gerada pela instituição. Entende-se como usuário
o consumidor final dos produtos e serviços gerados e disponibilizados pela biblioteca.
Para desenvolvimento da pesquisa, foram utilizadas as técnicas de análise documental
para a construção do histórico da instituição e da biblioteca. Para a construção do
referencial teórico, foram abordados os seguintes temas: o conceito de biblioteca como
um laboratório onde são encontrados vários tipos de reagentes que, sozinhos, não têm
muita representatividade, mas, quando o bibliotecário faz a combinação do que é
pertinente e demandado pelo usuário, esses reagentes se transformam em conhecimento
aplicado. A biblioteca é também considerada um agregador social haja vista que em seu
ambiente democrático circulam todos os tipos de pessoas, sem exclusão. A metodologia
utilizada foi a de estudo de caso, com questionário de perguntas abertas e fechadas e
este foi aplicado numa amostragem de público selecionada em dois eventos distintos e
relevantes para o processo de disseminação da produção científica e tecnológica da
empresa. Algumas estratégias de atuação foram pensadas ao longo da pesquisa com o
objetivo de acentuar e destacar os serviços prestados. Dentre elas, vale destacar a
criação de um chatbot interativo que simula conversa com o usuário, extraindo dele
informações básicas e relevantes que poderiam facilmente serem usadas para agilizar e
personalizar a oferta de publicações para este usuário. Pretendeu-se, com esta pesquisa,
apresentar uma contribuição à biblioteca da instituição no sentido de fazê-la mais
próxima da satisfação das necessidades de seus usuários e também fazer com que o
processo de disseminação da informação seja mais dinâmico e objetivo, fazendo com
que o usuário tenha em suas mãos a informação relevante no menor tempo possível. |
|
dc.subject.en |
Disclosure |
|
dc.subject.en |
Mediation |
|
dc.subject.en |
User |
|
dc.subject.en |
Library |
|
dc.degree.programa |
Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos |
|