Resumen:
A temática desta pesquisa se divide em duas frentes: entender qual o papel da biblioteca
como agente mediador entre a informação e usuário; e como aperfeiçoar a disseminação
da informação científica e tecnológica gerada pela instituição. Entende-se como usuário
o consumidor final dos produtos e serviços gerados e disponibilizados pela biblioteca.
Para desenvolvimento da pesquisa, foram utilizadas as técnicas de análise documental
para a construção do histórico da instituição e da biblioteca. Para a construção do
referencial teórico, foram abordados os seguintes temas: o conceito de biblioteca como
um laboratório onde são encontrados vários tipos de reagentes que, sozinhos, não têm
muita representatividade, mas, quando o bibliotecário faz a combinação do que é
pertinente e demandado pelo usuário, esses reagentes se transformam em conhecimento
aplicado. A biblioteca é também considerada um agregador social haja vista que em seu
ambiente democrático circulam todos os tipos de pessoas, sem exclusão. A metodologia
utilizada foi a de estudo de caso, com questionário de perguntas abertas e fechadas e
este foi aplicado numa amostragem de público selecionada em dois eventos distintos e
relevantes para o processo de disseminação da produção científica e tecnológica da
empresa. Algumas estratégias de atuação foram pensadas ao longo da pesquisa com o
objetivo de acentuar e destacar os serviços prestados. Dentre elas, vale destacar a
criação de um chatbot interativo que simula conversa com o usuário, extraindo dele
informações básicas e relevantes que poderiam facilmente serem usadas para agilizar e
personalizar a oferta de publicações para este usuário. Pretendeu-se, com esta pesquisa,
apresentar uma contribuição à biblioteca da instituição no sentido de fazê-la mais
próxima da satisfação das necessidades de seus usuários e também fazer com que o
processo de disseminação da informação seja mais dinâmico e objetivo, fazendo com
que o usuário tenha em suas mãos a informação relevante no menor tempo possível.