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dc.contributor.author | Coelho, Geraldo Mártires | |
dc.date.accessioned | 2021-07-05T22:33:04Z | |
dc.date.available | 2021-07-05T22:33:04Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.identifier.citation | Coelho, Geraldo Mártires. Na Belém da belle époque da borracha (1890-1910): dirigindo os olhares. Escritos: revista da Casa de Rui Barbosa, Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, ano 5, n. 5, p. 141, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11997/17066 | |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2011 | pt_BR |
dc.subject | Belém e a economia do látex | pt_BR |
dc.subject | Mundialização da cultura | pt_BR |
dc.subject | Práticas culturais mediadas | pt_BR |
dc.subject | Cultura, progresso e civilização | pt_BR |
dc.subject | Afrancesamento social | pt_BR |
dc.title | Na Belém da belle époque da borracha (1890-1910): dirigindo os olhares | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo procura retrabalhar as formas de representação da chamada belle époque em Belém do Pará na passagem do século XIX para o XX, ou seja, no momento de maior expressão da economia da borracha amazônica. Busca-se, assim, discutir o processo social e cultural experimentado pela Belém de então, fundado, segundo seus entes sociais, nas conquistas do Progresso e da Civilização. Esse processo, sustentado pela mundialização da cultura, não produziu tão somente uma figuração mimética da metáfora encarnada por Paris. Os quadros sociais e intelectuais da Belém da belle époque abrigaram mediações, daí resultando um contexto em que a apropriação da cultura mundializada pelos entes sociais de Belém produziu, em última análise, uma releitura da identidade matricial da belle époque propriamente dita. | pt_BR |